SSP registrou 141 crimes de latrocínio nos primeiros cinco meses deste ano
Fernando Gazzaneo, do R7
O número de roubos que terminaram em morte aumentou 18,4% nos cinco primeiros meses deste ano no Estado de São Paulo em comparação com o mesmo período de 2010. No ano passado, foram 119 crimes de latrocínio (roubo seguido de morte) contra 141 crimes do tipo neste ano. Os dados foram divulgados pela SSP (Secretaria de Segurança Pública), nesta segunda-feira (27), e fazem parte da promessa do Governo de São Paulo, feita em março deste ano, de publicar mensalmente os dados da criminalidade no Estado.
Roubos de carro
Os roubos e furtos de veículos no Estado, de janeiro a maio deste ano, também registram alta em relação ao mesmo período de 2010. O primeiro tipo de crime teve aumento de 10%. Já os casos de furtos (quando não há violência) em São Paulo cresceram quase 9%. Na avaliação da secretaria, “a alta percentual é inferior ao significativo incremento da frota estadual, que saltou de 12 milhões de veículos para 20 milhões nos últimos dez anos”.
EstuprosA polícia também registrou crescimento de quase 11% nos casos de estupro nos cinco primeiros meses deste ano, no comparativo com 2010. A SSP atribui esse crescimento à mudança na legislação que caracteriza o estupro. Os crimes de violência sexual registrados nas delegacias do interior foram enquadrados na lei de nº 12.015, que, em agosto de 2009, sofreu alterações em seus artigos. Entre eles, está o artigo 213, que classifica o que é estupro. Com base na versão anterior da norma, estupro significava apenas violência sexual, com penetração, praticado contra uma mulher.Entre janeiro e abril de 2011, de acordo com o penúltimo boletim da SSP, houve 3.585 registros desse tipo de crime no Estado. O número representa um aumento de 13,6% nos casos de caso de violência sexual em comparação ao mesmo período de 2010.