(do Transparência SP)
O governo do Estado de SP fez grande ofensiva midiática para anunciar a retomada das obras da linha 5 do Metrô, mesmo sem qualquer conclusão a respeito das denúncias de fraude na licitação. Também estamos esperando o Ministério Público Estadual se pronunciar.
Algumas coisas ainda permanecem no mesmo lugar, a mais de 16 anos.
Mesmo com licitação suspeita, SP retoma obras da linha 5 do Metrô
(do Portal Terra)
As obras da linha 5-Lilás do Metrô de São Paulo, paralisadas desde outubro do ano passado por suspeita de fraude na licitação, serão retomadas. A assessoria do Metrô afirmou nesta quinta-feira, o governador Geraldo Alckmin (PSDB) autorizou as concessionárias a retomar os trabalhos.
As obras estavam paradas desde 26 de outubro de 2010. A decisão foi tomada na época pelo governador em exercício, Alberto Goldman, por causa da denúncia de fraude na licitação divulgada em reportagem da Folha de S. Paulo no mesmo dia. O jornal registrou em cartório um documento que revelava, seis meses antes da conclusão da licitação, os vencedores dos lotes 3 a 8 da linha Lilás, colocando em dúvida a lisura da concorrência das empresas.
Na época, o governador Alberto Goldman solicitou que o Ministério Público Estadual (MPE) investigasse a denúncia, que a Corregedoria Geral da Administração fizesse uma investigação junto ao Metrô para apurar o caso e que o Metrô também analisasse a situação. As obras foram paralisadas cinco dias após o resultado da licitação ser divulgado. Goldman afirmou então que nenhum centavo havia sido gasto.
Os vencedores da licitação concorriam para executar as obras dos lotes de 3 a 8 da linha 5 (Lilás) do Metrô em São Paulo. O projeto do governo é de que a linha vá do Largo 13 à Chácara Klabin, num total de 20 km de trilhos, e seja conectada com as linhas 1 (Azul) e 2 (Verde), além do corredor São Paulo-Diadema da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU).
Em nota, a Companhia do Metropolitano de São Paulo-Metrô informou o avanço nas obras da Linha 5 - Lilás, da estação Adolfo Pinheiro até Chácara Klabin, trecho, de 10,4 km e 11 estações, que atende os bairros de Santo Amaro, Moema, Ibirapuera e Vila Mariana. Os canteiros das obras começarão a ser instalados a partir do mês de junho. De acordo com a empresa, quando concluída a obra, a linha atenderá diariamente mais de 700 mil pessoas, conectando o Capão Redondo, na zona sul, a Chácara Klabin, na Vila Mariana, com 19,8 km de extensão e 17 estações.
Sobre a suspensão e retomado das obras, a nota diz que "diante da falta de elementos para invalidar o processo licitatório e após rigoroso processo de avaliação, o Metrô concluiu pela continuidade das obras da Linha 5, de importância significativa para toda a população de São Paulo".