Editorial TSP Educação Eleições Contas Públicas Imprensa Política Precatórios Privatizações Saneamento Saúde Segurança Pública Servidores Transporte
Agora São Paulo Assembléia Permanente Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Vi o Mundo
Canal no You Tube
Agora São Paulo Assembléia Permanente BBC Brasil Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Reuters Brasil Vi o Mundo

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Serra questiona aumento da violência em SP. Nós também.

/ On : sexta-feira, maio 14, 2010 - Contribua com o Transparência São Paulo; envie seu artigo ou sugestão para o email: transparenciasaopaulo@gmail.com

extraído do blog do Favre
O título da Folha e a matéria que reproduz as declarações de Serra ontem, no programa de Ratinho, estão mais embaixo.
Serra nega que teve aumento da violência no seu governo. Segundo a Folha “Ele disse que o aumento na violência em São Paulo, expressa pelo crescimento de 23% dos homicídios na capital, tem que ser relativizado: “Você não pode tomar um trimestre para poder raciocinar. Você tem que ver qual é a tendência, que aqui em São Paulo foi uma vitória espetacular”.
Não se trata de um trimestre. Os homicídios não aumentaram só neste último trimestre. Em 2009 também teve um aumento nos homicídios registrados no Estado. Esse aumento prosseguiu neste primeiro trimestre. O declínio nos homicídios foram reais, mas não foi durante a gestão de Serra. Durante a gestão Serra foi invertida a curva. Por outro lado, a violência não se resume aos homicídios. O latrocínio cresceu durante todo seu mandato. Os roubos atingiram em 2009 uma cifra histórica. (Os dados são da Folha SP). As outras modalidades do crime também cresceram. Os sequestros relâmpagos, nem se fale, 3 por dia só na capital.
Roubo


2006- 213.476
2007- 217.201
2008- 217.967
2009- 257.004

Latrocínio (roubo-morte)


2006- 26
2007- 218
2008- 267
2009- 304

(Veja os dados da criminalidade publicados pela Folha, discriminados entre capital, interior e região metropolitana A criminalidade no Estado SP, em números)
A gestão Serra, inclusive se comparada com a do seus predecessores tucanos, foi medíocre e não só nos resultados, mas também nos problemas surgidos na segurança. Crise entre a PM e a Polícia Civil, troca de Secretário várias vezes. Falta de dialogo entre as diferentes forças, salários baixos que desmotivam. Corrupção e descontrole com a atuação de criminosos na própria corporação policial.
Serra fala muito de segurança agora, como candidato, mas recusa discutir do seu próprio balanço. Quando questionado recorre a inverdades, como ontem quando afirmou que os problemas foram só de 1 trimestre.
LF
Serra questiona aumento da violência em SP
DA REPORTAGEM LOCAL – FOLHA SP
O presidenciável José Serra usou ontem sua participação de cerca de 15 minutos no Programa do Ratinho, no SBT, para propor a criação do Ministério da Segurança Pública.
Ele disse que o aumento na violência em São Paulo, expressa pelo crescimento de 23% dos homicídios na capital, tem que ser relativizado: “Você não pode tomar um trimestre para poder raciocinar. Você tem que ver qual é a tendência, que aqui em São Paulo foi uma vitória espetacular”.
Sobre os recentes casos de violência em São Paulo, como a morte de um motoboy, espancado por PMs e a chacina de seis mendigos, disse considerar os casos “deploráveis”: “Acho absolutamente lamentável e assino embaixo das declarações do governador Alberto Goldman e das medidas que o secretário tem tomado, que me parecem corretíssimas”.
Serra defendeu a criação de uma unidade uniformizada da Polícia Federal para agir nas fronteiras e disse que, se for preciso, mudará a Constituição para dar poderes ao governo.
Ontem o PP do Rio Grande do Sul anunciou ontem que vai apoiar Serra. O PP deve indicar o vice na chapa da governadora tucana Yeda Crusius e uma candidata ao Senado.

Twitter

Privatizações

Privatizações
Memórias do Saqueio: como o patrimônio construído com o trabalho e os impostos do povo paulista foi vendido
 
Copyright Transparência São Paulo - segurança, educação, saúde, trânsito e transporte, servidores © 2010 - All right reserved - Using Blueceria Blogspot Theme
Best viewed with Mozilla, IE, Google Chrome and Opera.