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sexta-feira, 28 de maio de 2010

Revoltados com "privatização" do Metrô paulista, metroviários anunciam paralisação de 24 horas na próxima terça-feira

/ On : sexta-feira, maio 28, 2010 - Contribua com o Transparência São Paulo; envie seu artigo ou sugestão para o email: transparenciasaopaulo@gmail.com

Em campanha salarial, metroviários protestam contra trens sem condutor


"O Metrô da Linha 4 não tem o mesmo nível de segurança das demais linhas paulistas.". A afirmação do dirigente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo, Fávio Montesinos Godoi, à Comissão de Relações de Trabalho da Assembleia baseia-se, não somente nos acidentes ocorridos durante a construção da obra e no excesso de automatização, mas também na escassez de funcionários, até na inauguração das estações, na última quarta-feira (26/05).
Os metroviários anunciaram que vão realizar uma paralisação no dia 1º de junho. Além da questão salarial, eles protestam contra a redução do quadro de funcionários. No novo ramal, por exemplo, não há sequer condutor. Os trens são 'pilotados' por computadores instalados no Centro de Controle Operacional (CCO) localizado na Vila Sônia, zona oeste da capital. O controle online seria semelhante a um avião no piloto automático, como o governo anuncia, se houvesse, como na aeronave, um piloto ao lado do computador de bordo.
Segundo o metroviário Flávio Godoi, a redução do número de funcionários não é novidade. "Poucos anos atrás, o Metrô tinha 11 mil funcionários para transportar aproximadamente 1,5 milhão de passageiros por dia. Atualmente, são pouco mais de 8 mil metroviários para 3,7 milhões de passageiros por dia", explicou Godoi durante reunião da Comissão de Relações de Trabalho, realizada esta semana.
Superlotação em 2014
Para a população, as expectativas também não são tão boas quanto anunciam as propagandas da nova linha do metrô paulista. Com previsão de receber cerca de 1 milhão de passageiros em suas 11 estações, a linha 4 poderá exceder a marca de seis pessoas por metro quadrado após ser completamente finalizada, 2012 e 2014. Parâmetros internacionais estabelecem como ideal o limite de até quatro pessoas por metro quadrado.
A inauguração do trecho de pouco mais de 3 quilômetros entre as estações Paulista e Faria Lima aconteceu com atraso de mais de dois anos devido a problemas como o desabamento da estação Pinheiros, que deixou 7 mortos e colocou sob suspeita a qualidade da obra construída e operada em parceria com a iniciativa privada.
Para o Sindicato dos Metroviários, o governo "doou a Linha 4 à iniciativa privada". "Essas parcerias com a iniciativa privada, na verdade retiram do Poder Público a tarefa de fiscalizar o serviço, que é essencial para a população, e dificultam a negociação do Plano de Cargos e Salários para os funcionários", explica Flávio Godoi.
Insatisfeitos com a redução de funcionários, com o rumo das negociações salariais e com a ViaQuatro, concessionária que vai explorar a Linha pelas próximos 30 anos, os metroviários anunciaram que vão realizar uma paralisação de 24 horas na próxima terça-feira (01/06).
A categoria reivindica reajuste salarial de 5,81%; aumento real de 4,25%; reajuste de 6,18% para o vale alimentação e vale refeição e salários iguais para funções iguais.


do Brasília Confidencial

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