do Brasília Confidencial
Trabalhadores doarão sangue contra “vampirismo”
Funcionários da Fundação Casa (antiga Febem) entram em greve hoje, em São Paulo, e pretendem realizar amanhã um protesto simbólico para registrar sua indignação. Eles anunciaram que doarão sangue ao Hospital das Clínicas.
“Além de ser um ato de solidariedade, é um refrão que os trabalhadores têm usado muito por aqui: precisamos nos mexer contra o vampirismo do governo do PSDB nos 16 anos em que comanda o estado”, argumenta Júlio Alves, vice-presidente do Sindicato paulista dos Trabalhadores em Entidades de Assistência e Educação à Criança ao Adolescente e à Família.
lucas tavares · 775 semanas atrás
NOTA À IMPRENSA
Sobre as informações divulgadas à imprensa a respeito da decretação de “greve” pelo Sitraemfa, a Fundação CASA tem a informar o seguinte:
1.A Fundação CASA considera o movimento do sindicato extemporâneo, uma vez que, desde 2004, os reajustes salariais dos funcionários da instituição vêm sendo concedidos em setembro – portanto, o mês de maio não é o mais indicado para deflagrar um movimento que só serve aos interesses políticos e eleitorais de uma minoria sindical. Aliás, o sindicato nunca discordou da concessão dos últimos reajustes, concedidos sempre a partir de setembro.
Lucas Tavares · 775 semanas atrás
2.Uma prova de que a greve é inadequada e sem causas é a inexistência de proposta de aumento salarial. O sindicato, para iniciar o movimento, alegou um rol de mais de 80 cláusulas sociais – a maioria delas já cumprida pela Fundação CASA; e outras não-adotadas por serem ilegais. Uma delas: o sindicato exige que o pagamento dos salários seja feito no quinto dia útil, coisa que a Fundação já cumpre há anos. Há, ainda uma cláusula que sugere a adoção do aviso prévio de 60 a 90 dias, quando a CLT estipula 30 dias. Portanto, os sindicalistas usaram uma pauta antiga e defasada, com itens esdrúxulos, para encobrir os reais motivos políticos da greve.
3.A greve não desobriga os trabalhadores a manter 70% do quadro de funcionários, uma vez que o trabalho da Fundação CASA é considerado serviço essencial de utilidade pública.
Lucas Tavares · 775 semanas atrás
4. É totalmente descabida a alegação de alguns sindicalistas de que a greve tem como motivo a “falta de segurança” para o trabalho nas unidades. Esquece-se de que a segurança na execução das medidas socioeducativas é de responsabilidade dos próprios funcionários representados pelo sindicato. Tal alegação, feita pelo Sitraemfa, seria equivalente à de um médico que não quisesse atender a um doente por medo de se contaminar.
5.A Fundação CASA tomará as devidas providências junto aos órgãos competentes para interromper o movimento, tendo como base os argumentos constantes nos itens abaixo.
6.No final do ano passado, os servidores foram contemplados com reajuste salarial e a criação de um novo benefício (o vale-alimentação), ambos pagos retroativamente a partir de setembro.
Lucas Tavares · 775 semanas atrás
8.De 2005 a 2009, os servidores receberam 33,73% de reajuste salarial, para uma inflação de 24,57% no período. Os demais benefícios também tiveram reajustes em valores superiores à inflação.
9.Afora os reajustes, a atual gestão da Fundação CASA estabeleceu um plano de cargos e salários que prevê aumentos salariais de acordo com o desempenho dos servidores. Estes aumentos, que se dão por mérito e avaliação isenta, variam de 5% a 10% sobre os salários, conforme o funcionário sobe de grau ou nível.
Lucas Tavares · 775 semanas atrás
11.Além da avaliação de desempenho por mérito e da extinção de cargos, a atual gestão da CASA restabeleceu, em 2006, o convênio médico dos servidores, que havia sido suspenso. A instituição é responsável pelo pagamento de 75% a 92,5% de seu valor, cabendo ao servidor apenas o pagamento de uma parcela ínfima. O mesmo desconto é efetuado em relação ao plano odontológico.
12.A Fundação CASA, construiu ainda, entre 2006 e 2010, 47 novas unidades para até 60 jovens, melhorando o atendimento ao adolescente e a qualidade de vida do funcionário que, agora, lida com um número menor de jovens.
Lucas Tavares · 775 semanas atrás
14.A Fundação CASA, portanto, tem adotado uma política real de valorização dos servidores.
ASSESSORIA DE IMPRENSA DA FUNDAÇÃO CASA
KASCAR · 774 semanas atrás
KASCAR · 774 semanas atrás
KASCAR · 774 semanas atrás
KASCAR · 774 semanas atrás