Amigo internauta, compare as duas capas da Revista Veja sobre os pré-candidatos à eleição presidencial:
Não sou um especialista em propaganda e marketing político para destacar algumas estratégias usadas pela Revista Veja na cobertura da campanha presidencial de 2010:
1º – A primeira imagem apresenta a candidata do PT em preto branco, enquanto que a segunda mostra o colorido tucano. Repare na seguinte idéia: o antigo versus o novo; o passado versus o futuro;
2º – Na foto, Dilma aparece com o olhar sisudo, trancado, uma foto inadequada para uma candidata “sem brilho”. Já o tucano Serra, teve a ajudinha do Photoshop para esconder suas “assustadoras gengivas” e conferir a edição de lançamento de sua candidatura, uma imagem simpática, descontraída e sentimental;
3º – Repare na frase de Dilma em comparação à frase de Serra. A idéia da mudança do PT, visto no passado como partido da ética e da moral, é estampada na capa de fevereiro. Já na capa de abril, a Veja destacou o preparo de uma vida inteira do candidato Serra. O leitor tem o seguinte sentimento: Dilma é mudança e isso gera medo porque o PT mudou; Já Serra, ele é mais preparado para continuar com as conquistas do governo Lula;
4º - A cartada de mestre da Veja está na seguinte frase: Serra e o Brasil Pós-Lula. Confundir o eleitor, dando a ele a sensação de que Serra não representa o passado de FHC estampa-se na capa do tucano.
Por isso, caro internauta, não substime sua inteligência. Fique de olhos bem abertos para as sujeiras que virão, porque o PIG não desistirá.
Roder