Editorial TSP Educação Eleições Contas Públicas Imprensa Política Precatórios Privatizações Saneamento Saúde Segurança Pública Servidores Transporte
Agora São Paulo Assembléia Permanente Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Vi o Mundo
Canal no You Tube
Agora São Paulo Assembléia Permanente BBC Brasil Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Reuters Brasil Vi o Mundo

terça-feira, 27 de abril de 2010

A revista VEJA e sua imparcialidade no jornalismo político

/ On : terça-feira, abril 27, 2010 - Contribua com o Transparência São Paulo; envie seu artigo ou sugestão para o email: transparenciasaopaulo@gmail.com


Amigo internauta, compare as duas capas da Revista Veja sobre os pré-candidatos à eleição presidencial:

Capa daVeja, em fevereiro, após o Congresso do PT.

Capa da Veja, em abril, após o Congresso do PSDB



Não sou um especialista em propaganda e marketing político para destacar algumas estratégias usadas pela Revista Veja na cobertura da campanha presidencial de 2010:
1º – A primeira imagem apresenta a candidata do PT em preto branco, enquanto que a segunda mostra o colorido tucano. Repare na seguinte idéia: o antigo versus  o novo; o passado versus o futuro;
2º – Na foto, Dilma aparece com o olhar sisudo, trancado, uma foto inadequada para uma candidata “sem brilho”. Já o tucano Serra, teve a ajudinha do Photoshop para esconder suas “assustadoras gengivas” e conferir a edição de lançamento de sua candidatura, uma imagem simpática, descontraída e sentimental;
3º – Repare na frase de Dilma em comparação à frase de Serra. A idéia da mudança do PT, visto no passado como partido da ética e da moral, é estampada na capa de fevereiro. Já na capa de abril, a Veja destacou o preparo de uma vida inteira do candidato Serra. O leitor tem o seguinte sentimento: Dilma é mudança e isso gera medo porque o PT mudou; Já Serra, ele é mais preparado para continuar com as conquistas do governo Lula;
4º -  A cartada  de mestre da Veja está na seguinte frase: Serra e o Brasil Pós-Lula. Confundir o eleitor, dando a ele a sensação de que Serra não representa o passado de FHC estampa-se na capa do tucano.
Por isso, caro internauta, não substime sua inteligência. Fique de olhos bem abertos para as sujeiras que virão, porque o PIG não desistirá.
Roder

Privatizações

Privatizações
Memórias do Saqueio: como o patrimônio construído com o trabalho e os impostos do povo paulista foi vendido
 
Copyright Transparência São Paulo - segurança, educação, saúde, trânsito e transporte, servidores © 2010 - All right reserved - Using Blueceria Blogspot Theme
Best viewed with Mozilla, IE, Google Chrome and Opera.