Dirigentes tucanos vão responder à ação por crime contra a honra e campanha antecipada
O deputado estadual Rui Falcão, vice-presidente nacional do PT, e o secretário-geral do Partido, José Eduardo Cardozo, apresentaram agora à tarde as duas representações que o PT encaminhou ao Tribunal Superior Eleitoral e à Procuradoria Geral da República contra os ataques virtuais do PSDB.
Registrado em nome dos tucanos, o site Gente que Mente, cujo link está no próprio site do PSDB, traz críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à pré-candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff. O domínio petralhas.com.br, registrado no nome do tesoureiro e coordenador da pré-campanha de José Serra, Eduardo Graeff, também tem sido utilizado para espalhar boatos contra o PT.
Entre as ofensas contra Dilma citadas na representação encaminhada ao procurador Roberto Gurgel, estão postagens com títulos como “Santinha! As mentiras de Dilma” e “Dilma, só fraude explica”. De acordo com Rui Falcão, “o PT não quer judicializar a campanha, mas não vai admitir ataques à honra da candidata e o objetivo da ação não é retirar o site do ar e sim o conteúdo ofensivo.”.
Para o secretário José Eduardo Cardozo, o conteúdo do site foge do parâmetro político. “É absolutamente desrespeitoso. Encaminhamos a representação para apurar a prática de crime eleitoral", disse Cardozo.
Se condenados na Procuradoria Geral da República, Graeff e a direção do PSDB podem ser processados por calúnia, injúria e difamação, cujas penas incluem detenção de três meses a dois anos e aplicação de multa, que pode variar de R$ 5 mil a R$ 25 mil.
Os golpes agressivos e desrespeitosos do PSDB contra a pré-candidata do PT à Presidência da República e seu partido estão aumentando de quantidade e intensidade. “O PSDB assinou oficialmente a baixaria”, resumiu o deputado federal André Vargas, que é secretário nacional de Comunicação do Partido. Veja os episódios mais recentes da campanha:
· O deputado estadual Orlando Morando (PSDB) foi acusado no Tribunal Regional Eleitoral de São Bernardo do Campo de fazer campanha para si próprio e para José Serra em outdoors que comemoram a inauguração do trecho sul do Rodoanel na região do ABC paulista, duas semanas atrás.
· Na madrugada de 12 de abril, o site do PT foi invadido. Ao acessá-lo, muitos usuários tiveram seus computadores infectados por vírus.
· Em nova invasão contra o site petista em 14 de abril ‘pichou’ a home page do Partido com dizeres favoráveis a José Serra, redirecionavam o usuário para um blog apoiador do tucano.
· A TV Globo provocou indignação geral, ao colocar no ar o jingle do aniversário dos seus 45 anos, com cores, formas e música semelhantes à propaganda eleitoral de Serra.