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terça-feira, 29 de março de 2011

Metrô de SP: Superlotação chega à Linha 2

/ On : terça-feira, março 29, 2011 - Contribua com o Transparência São Paulo; envie seu artigo ou sugestão para o email: transparenciasaopaulo@gmail.com
(do Jornal da Tarde, por Márcio Pinho)

Enquanto a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) inaugura hoje a Estação Butantã da Linha 4-Amarela em um prédio moderno e amplo, que lembra um shopping, passageiros da Linha 2-Verde têm cada vez menos conforto e se espremem nos trens. A linha que serve a Avenida Paulista já tem 6,5 passageiros de pé por metro quadrado em horário de pico: superando o nível máximo de desconforto adotado internacionalmente, de 6.
Trata-se da última entre as três mais movimentadas linhas metroviárias da cidade a superar esse limite, considerando a 1-Azul e a 3-Vermelha. Esta, a pior, já apresenta em alguns momentos uma ocupação superior a dez passageiros por metro quadrado.
O novo nível de desconforto da Linha 2-Verde foi confirmado pelo Metrô ao JT na última semana e retrata uma piora influenciada pela inauguração, no ano passado, das Estações Vila Prudente, Sacomã e Tamanduateí. Além de atender esses bairros, elas facilitaram o acesso de pessoas vindas do ABC de trem ou de ônibus.
Em 2009, antes das novas estações, eram 4,9 passageiros por metro, o que significava um certo conforto para os usuários e fazia da linha uma exceção. Em 2010, após a inauguração das estações, esse índice subiu 25%, para 5,9. No dia 19 de março, o horário de funcionamento da Vila Prudente foi estendido. Era das 8 às 17 horas e agora vai das 4h40 às 21 horas, pegando integralmente os horários de pico da manhã e da tarde.
A expectativa fica por conta da influência que as novas estações da Linha 4-Amarela poderão trazer para a linha 2-Verde, uma vez que elas se encontram na Avenida Paulista e permitem baldeação. Milhares de usuários novos podem ser jogados na linha.
Segundo a companhia, não é possível falar que a 2-Verde ficará sobrecarregada, porque a nova demanda terá sentido oposto à atual. De manhã, quando o pico se concentra no sentido Vila Madalena, os usuários vindos da Linha 4-Amarela trafegarão sobretudo no sentido Vila Prudente.
O número total de usuários desde a ampliação do horário de funcionamento das Estações Tamanduateí e Vila Prudente mostra como esses ramais influenciam a Linha 2-Verde. No início de março eram 519 mil por dia. Na última semana foram 543 mil. O número contrasta com os 416,4 mil de um dia típico de março de 2009.
“Parece que estamos brincando de estátua. Como paramos, ficamos, sem ter nenhum apoio além do vizinho”, afirma a comerciante Jane Marques, de 33 anos. Ela faz o trajeto todos os dias entre as Estações Itaquera e Trianon Masp, e diz que a Linha 2-Verde “está ficando como as outras”.
A Associação Nacional de Transportes Públicos diz que houve queda na satisfação dos usuários da linha entre 2009 e 2010. Caiu de 88% para 84%. Entre os usuários da Linha 1-Azul, ficou estável, em 85%. Carlos Alberto Bandeira Guimarães, professor da Unicamp na área de transportes, afirma que 6 passageiros por metro quadrado é uma medida padrão que já significa pessoas se esbarrando, mas de uma forma suportável. Acima disso, quando a taxa passa de sete, existe uma necessidade premente de melhora do serviço.

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