Editorial TSP Educação Eleições Contas Públicas Imprensa Política Precatórios Privatizações Saneamento Saúde Segurança Pública Servidores Transporte
Agora São Paulo Assembléia Permanente Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Vi o Mundo
Canal no You Tube
Agora São Paulo Assembléia Permanente BBC Brasil Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Reuters Brasil Vi o Mundo

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Vídeo de escrivã despida derruba corregedora da Polícia Civil de SP

/ On : quinta-feira, fevereiro 24, 2011 - Contribua com o Transparência São Paulo; envie seu artigo ou sugestão para o email: transparenciasaopaulo@gmail.com
ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO


O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, destituiu nesta quinta-feira de seu cargo a corregedora-geral da Polícia Civil, Maria Inês Trefiglio Valente.

Reportagem publicada hoje na Folha revela que a divulgação do vídeo que mostra delegados da Corregedoria tirando à força a calça e a calcinha de uma escrivã durante uma revista abriu uma crise na instituição.
Segundo o texto, durante a reunião semanal do Conselho da Polícia Civil, na manhã de ontem (23), a corregedora-geral, que apoiou a ação dos quatro delegados que investigaram a escrivã, foi pressionada publicamente a deixar o cargo por 5 dos 23 delegados da cúpula da instituição.
A crise interna na Polícia Civil foi impulsionada porque a divulgação da gravação da operação policial foi destaque em todo o país. Os envolvidos foram afastados. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou, após a divulgação das imagens, que o vazamento do vídeo na internet era "grave".
De acordo com a SSP, Valente será transferida para a Delegacia Geral de Polícia Adjunta. O delegado Delio Marcos Montresor, que já trabalhava na área de processos admistrativos da Corregedoria, ocupará o cargo de corregedor-geral interinamente.
Os delegados suspeitos de abuso de autoridade foram afastados da Corregedoria pelos secretário Ferreira PInto na segunda-feira (21).
Reprodução
Dominada por policiais, ex-escrivã tem calça arrancada durante revista na delegacia de Parelheiros
Dominada por policiais, ex-escrivã tem calça arrancada durante revista na delegacia de Parelheiros
O CASO
O caso aconteceu em junho de 2009. Ao longo dos 12 minutos do vídeo, a escrivã diz que os delegados poderiam revistá-la, mas que só retiraria a roupa para policiais femininas. Mas nenhuma investigadora da corregedoria foi até o local para acompanhar a operação.
Ao final, o delegado Eduardo Filho, uma policial militar e uma guarda civil algemam a escrivã, retiram a roupa dela e encontram quatro notas de R$ 50. A escrivã foi presa em flagrante e, após responder a processo interno, acabou sendo demitida pela Polícia Civil. No mês seguinte, seus advogados recorreram da decisão.


Comentários (3)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Era 2009, já faz três anos, quando ocorreu o fato
Mais um abuso de poder de quem anda fardado
Novamente a internet deu luz aos acontecimentos
Um vídeo divulga a conduta de quatro elementos

Delegados, grandes autoridades, vale a pena lembrar
Suspeitaram de uma colega, escrivã, do mesmo lugar
Que estaria beneficiando suspeito e cobrando propina
Duzentos reais na mão e o réu escaparia da guilhotina

Para confirmar o que se achava, precisava ser revistada
Estudante de direito que era: “eles não podem fazer nada”
Homens revistarem mulheres, não se deve, é ilegal
Sim, realmente havia mulher, mas muito mais policial
Algemada foi revistada à força, gritos em vão
Nua da cintura pra baixo, vários homens no salão
De fato o vídeo mostra dinheiro, prisão em flagrante
Culpada ou não, nem importa: situação degradante

Para a diretora da corregedoria, tudo normal, mesmice
“agiram dentro do poder de polícia” convicta, ela disse
Foi afastada do cargo corretamente: situação insustentável
Descumprimento de quem cobra a lei. Aqui, bem provável
http://noticiaemverso.com
twitter: @noticiaemverso
Bom esperamos que todos os envolvidos não tenham só sido afastados da midia ,para acalmar o clamor público,que politicamente é a forma mais facil de se resolver coisas que nos incomodam mas não nos afetam,bom vamos acreditar que não," né".

Postar um novo comentário

Comments by

Privatizações

Privatizações
Memórias do Saqueio: como o patrimônio construído com o trabalho e os impostos do povo paulista foi vendido
 
Copyright Transparência São Paulo - segurança, educação, saúde, trânsito e transporte, servidores © 2010 - All right reserved - Using Blueceria Blogspot Theme
Best viewed with Mozilla, IE, Google Chrome and Opera.