20/01/2011 - 18h55
PUBLICIDADE
DE SÃO PAULO
Uma manifestação interdita duas faixas da pista sentido Paraíso da avenida Paulista, região central de São Paulo, na noite desta quinta-feira . O protesto é organizado pelo MPL (Movimento Passe Livre), contra o aumento da tarifa de ônibus na cidade.
A concentração ocorreu no fim da tarde, na praça do Ciclista --na esquina entre as avenidas Consolação e Paulista. Por volta das 18h, o grupo formado por cerca de 500 pessoas --segundo a PM e a organização-- iniciaram uma caminhada ao longo da Paulista. Por volta das 18h40 eles estavam na altura da rua Peixoto Gomide.
Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), a lentidão vai desde o acesso das avenidas Rebouças/Dr. Arnaldo para a Paulista.
No último dia 5, a passagem foi reajustada de R$ 2,70 para R$ 3 --aumento de 11%. Para efeito de comparação, a inflação em 2010 na cidade foi de 5,83%, segundo a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
VIOLÊNCIA
A manifestação acontece uma semana após o confronto com a Polícia Militar na praça da República (centro). O protesto foi reprimido com tiros de borracha, bombas de efeito moral e gás de pimenta.
De acordo com a polícia, o protesto deveria se dispersar na praça da República, mas os manifestantes queriam ir para a Câmara Municipal. Segundo a assessoria da PM, o "conflito se deu porque eles interditaram a avenida Ipiranga", e o gás lacrimogêneo foi utilizado "para desobstruir a via".