A ponte estaiada que ligará Santos a Guarujá e que foi, até mesmo, “inaugurada” por meio de maquete por José Serra, só deve ter suas obras iniciadas pelo próximo governador de São Paulo, que será eleito em outubro e assumirá em janeiro de 2011. A afirmação foi feita pelo governador Alberto Goldman, em visita a Santos esta semana.
Durante a “inauguração” da maquete, em março último, o secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, disse que o projeto básico da ponte deveria estar concluído até o final de abril. No entanto, as promessas só se arrastam, visto que em maio de 2009, o secretário Arce já havia revelado a uma revista de circulação nacional a pretensão de lançar o edital da obra até dezembro daquele ano.
VLT também só no próximo governo
VLT também só no próximo governo
O mesmo acontece com relação ao do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista, que os tucanos prometem há uma década, sem tirá-lo do papel. A previsão do governador Goldman também é que a obra do VLT fique para o próximo governo realizar.
Tanto a ponte estaiada como o VLT são obras necessárias para resolver os problemas estruturais da Baixada Santista. O trânsito entre Santos e Guarujá representa um dos principais gargalos da região que a ponte resolveria. São cerca de 24 mil veículos que passam diariamente pelas travessias de balsa.
No caso do VLT, seria parte integrante do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), agilizando as viagens entre Santos e São Vicente.
Tanto a ponte estaiada como o VLT são obras necessárias para resolver os problemas estruturais da Baixada Santista. O trânsito entre Santos e Guarujá representa um dos principais gargalos da região que a ponte resolveria. São cerca de 24 mil veículos que passam diariamente pelas travessias de balsa.
No caso do VLT, seria parte integrante do Sistema Integrado Metropolitano (SIM), agilizando as viagens entre Santos e São Vicente.