Editorial TSP Educação Eleições Contas Públicas Imprensa Política Precatórios Privatizações Saneamento Saúde Segurança Pública Servidores Transporte
Agora São Paulo Assembléia Permanente Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Vi o Mundo
Canal no You Tube
Agora São Paulo Assembléia Permanente BBC Brasil Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Reuters Brasil Vi o Mundo

quarta-feira, 11 de agosto de 2010

São Paulo é o único Estado que não contribui com o SAMU/192

/ On : quarta-feira, agosto 11, 2010 - Contribua com o Transparência São Paulo; envie seu artigo ou sugestão para o email: transparenciasaopaulo@gmail.com

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que atende o cidadão em sua casa, nas ruas e no local de trabalho não recebe um só centavo do governo tucano de São Paulo. Criado em 2003 pelo governo federal, as gestões Alckmin e Serra foram as únicas entre os estados brasileiros que não contribuíram com sua cota.

O financiamento do SAMU é tripartite: 50% vêm do governo federal, 25% do Estado e outros 25% do município. É esta participação dos três entes da federação que dá sustentabilidade ao programa e propicia sua ampliação. No caso de São Paulo, todo o atendimento do SAMU, inclusive as ambulâncias, é custeado unicamente pelo governo federal e municípios - são 91 municípios e 32 centrais.

Municípios reclamam

Ao não cumprir a sua parte nas despesas, a conta fica mais pesada para os municípios, que são obrigados a arcar com a parcela que deveria do Estado. Se o Estado contribuísse com a percentagem que foi pactuada, certamente a cobertura do SAMU seria muito maior em São Paulo.

Durante as audiências públicas, promovidas pela Assembleia Legislativa para discutir as audiências do Orçamento do Estado para 2011, muitos prefeitos e representantes das administrações municipais reclamaram da falta de compromisso do Estado para que as cidades possam assinar convênio para a implantação do SAMU com o governo federal. “Se o governo do Estado não der a sua parte, inviabiliza a implantação no SAMU”, salientou a coordenadora do Departamento de Saúde de Registro, Maria Cecília Della-Torre.

Atendimento SAMU

O SAMU alcança 106 milhões de brasileiros - Região Sul: 17.221.962; Nordeste: 26.179.381; Centro Oeste: 10.407.577;Sudeste: 45.371.427; Região Norte: 6.550.451.

O atendimento em casos de urgências é feito pela ligação telefônica gratuita, por meio do número 192.

*com informações da reportagem de Conceição Lemes

Comentários (12)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Isto é um absurdo!Devemos trabalhar junto ao COSEMS para que SP coopere com os municipios para viabilizar o SAMU
Aí os tucanos vêm com lorota que vai melhorar a saúde, sem nem pequenas coisas como SAMU são capazes de cooperar, imaginem a saúde em si. São uns hipócritas e acham que nós somos burros, de acreditar nessas imprensinhas golpistas, abaixo tucanos!.
Ta explicado porque o Governo do Estado nao investe no SAMU !!! O sucesso do SAMU vai dar pontos para o Governo Federal ou seja o que importa para essa raça do Alckmin e do Serra é o interesse partidario e nao o interesse da população
NÃO VOU MAIS VOTAR NESSES TUCANOS, SÃO TUDO FARINHA DO MESMO SACO. O NEGÓCIO E TENTAR SANGUE NOVO COMO A GENTE DIZ AQUI NA FIRMA PRECISAMOS DE SANGUE NOVO. CHEGA DE TUCANOS PTRALHAS E CIA. OK.
1 resposta · ativo 755 semanas atrás
Não Clóvis, você como muita gente estão sendo enganados pela mídia golpista, é exatamente esta linha de raciocínio que as imprensas vêm trabalhando nesses 10 anos para confundir os eleitores, generalizando que todos os políticos são farinha do mesmo saco, NÃO SÃO, eles criam uma linha retórica com poder de persuação, com factóides e falácias, não caia nessa, é a sua vida em jogo.
não precisa explicar eu só queria entender
não foi o SERRA tucano que criou a CPMF pra atender a saúde?
recolheu bilhões e a saúde ficou pior
fhc/serra chamaram aposentados de vagabundos
VOTA NELE APOSENTADOS VAGABUNDOS
Alguem pode me informar, como um municipio pode fazer convenio com o SAMU, e qual seria os passos...
O MALDITO PSDB NÃO DÁ NENHUM TOSTÃO PARA O SAMU,CERTO?
ENTÃO, O IDEAL SERIA O GOVERNO FEDERAL DEIXAR O ESTADO DE SP E SEUS HABITANTES QUE SÓ VOTAM NO PSDB SE FU*%REM E TIRAR O SAMU DE CIRCULAÇÃO NESSE ESTADO QUE SÓ TEM ELEITOR PREGO!!!!!!!!!!
So quem prescisa do SMU 192 que sabe como e importante,prescisei varias vezes pois minha mãe tinha cancer no pulmão,e sempre que prescisava eu ligava passava o diagnostico,para o medico ele me orientava em seguida chega a ambulancia ,muitos educados davam os primeiro socorros e levavam para o HospitalSão Paulo.Tenho muito o que agradecer pois são muito preparados e humanos.Espero que tudo mude eles são muito especiais;nmos prescismos muito deles Obrigada.
Vcs parecem que nao raciocinam, melhorar o SAMU pra que, para levar o doente pra sua casa.O governo sabe que para melhorar o Samu, tera que ter Hospitais para atender os pacientes.Vcs pensam que o governo de Sao Paulo é bobo é.A maquina do Governo tem cabeças pensantes para gerir bem o orcamento do estado para sobrar mais pra eles.
PORQUE A CPI DA COMPRA DE VOTOS NÃO FOI INSTALADA. Pequeno trecho do pronunciamento que o Senador Alvaro Dias proferiu da tribuna do senado, junto do seu irmão Osmar Dias e também do Senador Pedro Simon. Vou TRANSCREVER, atenção, TRANSCREVER o que ele disse lá no senado quando de sua expulsão do PSDB, junto com seu irmão o então também Senador Osmar Dias , por terem assinado a lista de instalação da CPI para apuração da compra de votos para o 2° mandato do Sr. Fernando Henrique. Leia ai um pequeno trecho do seu pronunciamento do senador : E POR ESSA RAZÃO SR. PRESIDENTE (FHC), UM JORNAL DE SÃO PAULO ESTAMPOU A SEGUINTE MANCHETE : PSDB EXIGE FIDELIDADE À CORRUPÇÃO.
Por sua vez o Senador Pedro Simon considerou essa compra de votos o maior crime cometido contra a democracia no Brasil após o período ditatorial. Mas o Senador Alvaro Dias não está novamente no PSDB ? Está. E sabem a resposta que deu para esse procedimento escabroso ? Ah, foi porque o partido me pediu desculpas. Ichhhh, o que é isso senador ?. E onde o senhor escondeu as provas que apresentaria lá na CPI da compra de votos ? Seu irmão mantendo a dignidade permaneceu no PDT do Paraná. Um exemplo que o irmão Álvaro não seguiu e ainda trabalhou para a eleição de Lula em 2.002. ATENÇÂO : CONFIRAM O QUE ESTÁ DITO ACIMA..

Postar um novo comentário

Comments by

Privatizações

Privatizações
Memórias do Saqueio: como o patrimônio construído com o trabalho e os impostos do povo paulista foi vendido
 
Copyright Transparência São Paulo - segurança, educação, saúde, trânsito e transporte, servidores © 2010 - All right reserved - Using Blueceria Blogspot Theme
Best viewed with Mozilla, IE, Google Chrome and Opera.