Candidato de oposição afirmou, em debate, que exame nacional estava "desmoralizado"
Publicado em 18/08/2010
São Paulo - O Ministério da Educação (MEC) respondeu à crítica de José Serra (PSDB) ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) lembrando o aumento no número de inscrições neste ano. Durante o debate promovido pela Folha de S.Paulo e UOL pela internet, o candidato oposicionista à Presidência da República afirmou que o Enem estava "desmoralizado" em função do roubo da prova na gráfica em outubro de 2009. O tucano atribuiu o episódio à pasta.
Sem mencionar o nome do candidato nem a depreciação defendida por ele, a nota do MEC lembra o fato de que o exame teve 500 mil participantes a mais em 2010 do que no ano anterior. "O Enem aplicado em 2009 recebeu 4,1 milhões de inscritos", inicia o texto encaminhado à Rede Brasil Atual pela assessoria de imprensa. "O Enem de 2010, marcado para os dias 6 e 7 de novembro, recebeu 4,6 milhões de inscrições", completou.
Leia também
Em 1º de outubro do ano passado, a partir de uma reportagem do jornal O Estado de S.Paulo veio à tona o fato de que a prova havia sido roubada da gráfica. A data de aplicação foi adiada e um novo contrato de licitação executado. A Polícia Federal investigou o caso.
O MEC aponta ainda a ampla procura do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para reforçar a ideia de que o Enem mantém seu prestígio. A seleção para as vagas em universidades e institutos federais é feita a partir das notas no exame. Segundo os dados oficiais, somados os dois semestres de 2010, foram 64,5 mil vagas oferecidas 60,4 mil ocupadas.
Confira a íntegra:
Nota
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado em 2009 recebeu 4,1 milhões de inscritos.A partir das notas do exame, 60.371 estudantes ingressaram no ensino superior em vagas oferecidas por universidades e institutos federais que utilizaram o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que utiliza exclusivamente o resultado do Enem como forma de seleção.Na primeira edição do Sisu, que selecionou candidatos às vagas do primeiro semestre de 2010, 51 instituições participaram – sendo 23 universidades federais e 26 institutos federais de educação, ciência e tecnologia – com a oferta de 47.913 vagas. Após a seleção, 97% das vagas foram ocupadas, o que representa 46.475 estudantes matriculados.No segundo semestre, foram 35 instituições participantes, sendo 15 universidades federais, 17 institutos federais e um centro federal de educação tecnológica (Cefet). Aderiram ao sistema oito instituições que não participaram do primeiro processo, em janeiro — universidades federais de Viçosa (UFV), Uberlândia (UFU) e Mato Grosso do Sul (UFMS); universidades estaduais do Rio Grande do Sul (Uergs) e de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal); institutos federais do Ceará e do Sul de Minas Gerais e o Cefet do Rio de Janeiro.Neste processo, foram ofertadas 16.573 vagas, sendo que 13.896 já foram ocupadas. As instituições continuam convocando os candidatos a partir da lista de esperaO Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010, marcado para os dias 6 e 7 de novembro, recebeu 4,6 milhões de inscrições.Assessoria de Comunicação Social do Ministério da Educação