Adriana Ferraz e UOL
do Agora
O primeiro apagão da linha 4-amarela do metrô, inaugurada em maio, fechou as estações Paulista e Faria Lima, ontem, por 49 minutos. No momento da pane, dois trens estavam em operação. Passageiros precisaram esperar por cerca de dez minutos, dentro de um túnel, a ordem para desembarcar. Cerca de 11,5 mil passageiros utilizam a linha diariamente, mas o número de prejudicados não foi informado.
Durante a queda de energia, que ocorreu às 11h48, somente as luzes de emergência continuaram funcionando. Segundo a concessionária Via Quatro, que administra as estações, não houve correria. A empresa, porém, não explicou a causa da falha. A Eletropaulo informou que não registrou problemas externos no percurso da linha.
Dos dois trens em operação, um estava parado na plataforma da estação Faria Lima e o outro estava circulando no túnel entre as paradas. Como as novas composições não têm maquinistas --o sistema é automático--, os passageiros que estavam neste trem tiveram de esperar pela condução manual, feita por um funcionário até a estação Paulista. O sistema elétrico foi restabelecido às 12h37.