Editorial TSP Educação Eleições Contas Públicas Imprensa Política Precatórios Privatizações Saneamento Saúde Segurança Pública Servidores Transporte
Agora São Paulo Assembléia Permanente Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Vi o Mundo
Canal no You Tube
Agora São Paulo Assembléia Permanente BBC Brasil Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Reuters Brasil Vi o Mundo

domingo, 29 de agosto de 2010

14 PMs são presos acusados de participar da máfia do jogo

/ On : domingo, agosto 29, 2010 - Contribua com o Transparência São Paulo; envie seu artigo ou sugestão para o email: transparenciasaopaulo@gmail.com

Suspeitos são investigados por envolvimento com bingos clandestinos em São José e Jacareí e podem ser expulsos; PM diz que caso mostra que corporação ‘corta na própria carne’ se preciso

São José dos Campos

Catorze 14 policiais militares foram presos preventivamente no Vale do Paraíba nesta quinta-feira por suspeita de envolvimento com a máfia do jogo de azar. O VALE apurou que o grupo é investigado por participação em bingos clandestinos e na exploração de máquinas caça-níqueis em São José dos Campos e Jacareí, municípios em que os 14 suspeitos estavam lotados.

Os policiais militares suspeitos -- são de três patentes: soldado, cabo e também sargento -- foram presos ontem, alguns deles ainda fardados, por ordem da Justiça Militar de São Paulo, que decretou a prisão preventiva dos suspeitos-- investigados em um processo interno instaurado pela corporação em 2009, após denúncia. Os policiais foram presos pela própria PM.


Após receber a denúncia, o CPI-1 (Comando de Policiamento do Interior) -- a unidade responsável pela corporação no Vale -- determinou a apuração do caso e foi instaurado um IPM (Inquérito Policial Militar). Ao final das investigações, no relatório enviado à Justiça Militar, a PM pediu a prisão preventiva de 14 policiais por entender que há indícios contra eles.

Nesta quinta-feira, ao receber os mandados de prisão, o comando regional da corporação montou uma operação para prisão dos 14 suspeitos -- nove foram capturados de manhã e cinco à tarde. “Alguns estavam trabalhando e outros de folga”, afirmou o tenente Antero Alves Baraldo, chefe do setor de comunicação social do CPI-1, em entrevista concedida ao jornal O VALE.

Os suspeitos -- 13 homens e uma mulher -- foram conduzidos ao presídio da corporação, o Romão Gomes, em São Paulo. Além do processo criminal, eles vão responder paralelamente a procedimento disciplinar e podem ser expulsos da PM.

Investigação
. De acordo com o CPI-1, as prisões são um desdobramento de denúncias e investigações iniciadas em 2008. O comando regional não informou o nome e as unidades dos 14 policiais militares suspeitos e que crimes são apurados.
“Tudo começou com uma denúncia, de que havia policial envolvido com atividade ilícita na região e o processo de depuração interna culminou com a prisão desses 14 policiais. Nos cortamos na própria carne, se for preciso. A PM tem preocupação com a depuração interna”, disse o tenente Baraldo.

Cada batalhão tem um setor chamado ‘Justiça e Disciplina’, responsável pela apuração das suspeitas de desvio entre membros das fileiras da unidade. Em nota, o CPI-1 informou que a corporação é ‘implacável’ na investigação em seus quadros.
No último dia 23 de junho, a PM expulsou seis policiais militares e demitiu outro no Vale por suspeita de envolvimento com a máfia do jogo de azar.

A PM, ao longo do processo de apuração, constatou que os policiais teriam conexões com a máfia dos caça-níqueis, agindo como seguranças das casas de bingo, fazendo escoltas de dinheiro e também não combatendo o jogo ilegal.

Privatizações

Privatizações
Memórias do Saqueio: como o patrimônio construído com o trabalho e os impostos do povo paulista foi vendido
 
Copyright Transparência São Paulo - segurança, educação, saúde, trânsito e transporte, servidores © 2010 - All right reserved - Using Blueceria Blogspot Theme
Best viewed with Mozilla, IE, Google Chrome and Opera.