(do Transparencia São Paulo)
A irritação que começa a tomar conta da população paulista sobre os pedágios nas rodovias entregues para a administração de concessionárias privadas tem várias outras razões que vão se somando. Alguns exemplos:
a) rodovias de ótima qualidade (como a Rodovia D. Pedro, por exemplo), quando concedidas, passam a exibir mais praças de pedágios com preços mais caros, sem que ocorra nenhum tipo de melhoria significativa;
b) praças de pedágio tem sido implantadas em rodovias estaduais com pistas simples, acostamento e sinalização deficientes (caso da rodovia Jundiaí - Itatiba);
c) os investimentos das concessionárias concentram-se na construção de novas faixas e recapeamento, normalmente com qualidade inferior ao anterior;
d) os investimentos na construção de "marginais" nos trechos urbanos das principais rodovias concedidas não tem sido executados (exemplos: Rodovia Santos Dumont em Campinas, Rodovia Washington Luis entre São Carlos e Araraquara, Rodovia Washington Luis em Rio Preto, Rodovia Anhanguera em Ribeirão Preto, Rodovia Marechal Rondon, em Bauru, etc.);
e) Investimentos em "obras de arte" (viadutos, passarelas e trevos) também não tem sido executados conforme a necessidade (exemplo: viaduto e trevo de acesso à nova rodoviária de Jundiaí, na Rodovia Anhanguera);