O PT vai pediu à Justiça que processe o pré-candidato do PSDB à Presidência, José Serra, por danos morais, caso ele confirme a declaração de quarta-feira em que atribuiu responsabilidade a Dilma Rousseff pelo que chamou de “novo dossiê” – até agora desconhecido fora do PSDB. O pedido de abertura de processo será precedido pela apresentação à Justiça, hoje, de uma interpelação para que Serra ratifique ou não o que disse aos jornalistas.
A decisão de adotar providências judiciais foi anunciada ontem pelo presidente do PT, José Eduardo Dutra, ao fim de reunião com o secretário-geral do partido, deputado federal José Eduardo Cardozo (SP).
”Decidimos interpelar o Serra judicialmente, pelas suas acusações a Dilma e ao PT sobre o tal dossiê. Quem não deve, não teme”, escreveu Dutra no Twitter.
“Um candidato à Presidência não pode ficar fazendo acusações ao léu. Se ele confirmar o que disse, entraremos com uma ação por danos morais. Ele terá de provar o que falou”, disse Cardozo. Também no Twitter, o secretário-geral petista escreveu:
“Declarações do candidato tucano imputando à Dilma responsabilidade sobre o dossiê que sequer existe mostra histeria e falta de orientação política. É muito ruim para um candidato agir dessa forma. Mostra que nossos adversários políticos estão perdidos e desesperados.”
Mais tarde, em nota publicada no site do diretório nacional do PT, o presidente do partido acusou a oposição de alimentar “as especulações a cerca do suposto dossiê” numa “tentativa desesperada de buscar reverter um quadro eleitoral adverso”.
A íntegra da nota é a seguinte:
“O PT nacional irá propor na Justiça nesta sexta-feira (4) interpelação judicial contra o candidato do PSDB à Presidência da República, José Serra.
A interpelação tem por objetivo o esclarecimento, por parte do candidato tucano, a cerca das declarações que tem feito à imprensa em que atribuiu ao PT e à candidata Dilma Rousseff a elaboração de um suposto dossiê, no qual seriam reunidas denúncias contra ele.
O PT reafirma que nunca sua direção nacional nem a coordenação da campanha de Dilma Rousseff determinaram a elaboração de qualquer dossiê a respeito.
As especulações a cerca do suposto dossiê estão sendo alimentadas pela oposição numa tentativa desesperada de buscar reverter um quadro eleitoral adverso.
José Eduardo Dutra
Presidente Nacional do PT”