Editorial TSP Educação Eleições Contas Públicas Imprensa Política Precatórios Privatizações Saneamento Saúde Segurança Pública Servidores Transporte
Agora São Paulo Assembléia Permanente Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Vi o Mundo
Canal no You Tube
Agora São Paulo Assembléia Permanente BBC Brasil Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Reuters Brasil Vi o Mundo

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Ministério da Segurança Pública: Serra promete o que não fez

/ On : quarta-feira, maio 05, 2010 - Contribua com o Transparência São Paulo; envie seu artigo ou sugestão para o email: transparenciasaopaulo@gmail.com
Fausto Figueira

Ao anunciar sua intenção de criar um ministério da segurança pública caso eleito para a Presidência da República, o ex-governador de São Paulo, José Serra, mete os pés pelas mãos ao ignorar uma regra básica para quem quer colocar ordem na bagunça: fazer a lição de casa.

Enquanto a violência na Baixada Santista vira assunto internacional, Serra finge que não tem nada a ver com isso e acena com uma promessa de campanha, subestimando a inteligência da população, que trabalha, paga impostos e vive assombrada pelo crime.

Há 27 anos o mesmo grupo se reveza no comando de São Paulo e, em quase três décadas, o crime organizado se estabeleceu como poder paralelo, abrindo portas para facções criminosas deitarem e rolarem nas barbas dos tucanos.

A promessa de Serra aconteceu no momento em que a Baixada Santista vive uma sangrenta guerra, supostamente entre facções criminosas e grupos de justiceiros, que já fez 23 vítimas, muitas delas jovens pobres, moradores da periferia e sem passagem pela Polícia.

O candidato tucano à Presidência da República é o mesmo que governou São Paulo nos últimos anos. O resultado é revelado nas estatísticas da própria Secretaria da Segurança Pública: nos três primeiros meses de 2010 (e último trimestre de Serra no governo) os homicídios dolosos (quando há intenção de matar) na Baixada Santista cresceram 27% - foram 85 mortes - em relação a igual período de 2009.

Em comparação com 2008, em 2009 os homicídios dolosos aumentaram 3% no Estado de São Paulo (foram 4.557); os latrocínios (roubo seguido de morte) cresceram 14%; extorsão mediante sequestro subiu de 60 para 85. O Estado registrou ainda mais de 528 mil casos de furto, 8% a mais que em 2008.
Os índices de roubo chegaram a bater o recorde da década. Foram 257.004 roubos no ano passado, contra 217.967 em 2008, um aumento de 18%. Os casos de estupro (que agora incluem atentado violento ao pudor) também bateram recorde. Pularam de 3.338, em 2008, para 5.647, em 2009.

Enquanto a média do Estado aumentou 3%, na Baixada o número de homicídios dolosos cresceu 34%. Foram 260 assassinatos registrados em 2009, contra 194 em 2008. Em Santos, para grupo de 100 mil habitantes, houve 16 assassinatos em 2008 e 33 em 2009.

Houve aumento também em outras modalidades criminosas (taxa de delito por 100 mil habitantes): 6.483 furtos em 2008, contra 7.386 em 2009; 3.187 roubos em 2008, contra 4.021 em 2009; 1.948 furtos de veículo em 2008, contra 2.170 em 2009.

O modelo tucano na área da segurança pública possibilitou a sobrevivência e o fortalecimento do crime organizado. O PSDB paga mal os agentes da lei; priva os policiais de treinamento e equipamentos básicos para exerceram a função de proteger a sociedade. Mal remunerados, mal aparelhados e mal geridos, os policiais paulistas são, muitas vezes, obrigados a fazer bico, até com a conivência de seus superiores.

A recente onda de violência na Baixada Santista é um exemplo incontestável da falência da política de segurança tucana, que influi até mesmo na baixa expectativa de vida regional, a pior do Estado. A segurança pública aparece em todas as pesquisas de opinião como um dos pontos mais mal avaliados pela população. Enfrentar problema tão grave com factóides eleitorais é uma demonstração de como se gestou o fracasso em São Paulo.

*Fausto Figueira é deputado estadual pelo PT-SP

Privatizações

Privatizações
Memórias do Saqueio: como o patrimônio construído com o trabalho e os impostos do povo paulista foi vendido
 
Copyright Transparência São Paulo - segurança, educação, saúde, trânsito e transporte, servidores © 2010 - All right reserved - Using Blueceria Blogspot Theme
Best viewed with Mozilla, IE, Google Chrome and Opera.