Editorial TSP Educação Eleições Contas Públicas Imprensa Política Precatórios Privatizações Saneamento Saúde Segurança Pública Servidores Transporte
Agora São Paulo Assembléia Permanente Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Vi o Mundo
Canal no You Tube
Agora São Paulo Assembléia Permanente BBC Brasil Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Reuters Brasil Vi o Mundo

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Inauguração de maquete: deputada cobra "projeto básico" da ponte de Santos-Guarujá

/ On : quarta-feira, maio 05, 2010 - Contribua com o Transparência São Paulo; envie seu artigo ou sugestão para o email: transparenciasaopaulo@gmail.com
Ass. Imprensa - dep. Maria Lúcia Prandi


 Em 9 de março último, o ex-governador José Serra foi a Baixada Santista e anunciou o projeto de construção de uma ponte só no papel e na maquete. A obra ligando Santos ao Guarujá não foi licitada e levará dois anos e meio para ser concluída após a assinatura do contrato. Foi a inauguração de uma maquete. O secretário de Estado dos Transportes, Mauro Arce, disse, na ocasião, que o projeto básico da ponte estaiada que ligará os municípios de Santos e Guarujá deveria estar concluído até o final de abril. Só que nada aconteceu.

Diante disso, a deputada estadual Maria Lúcia Prandi está cobrando do governo do Estado informações oficiais sobre o andamento desse projeto. Arce havia afirmado que com o “projeto básico” concluído, haveria definição quanto ao tipo de licenciamento ambiental – um EIA-Rima (Estudo de Impacto ambiental – Relatório de Impacto Ambiental) ou um RAP (Relatório Ambiental Preliminar).
“Após definido o tipo de estudo ambiental, a licitação poderia ser lançada, com previsão de a obra começar em 90 dias. Foi o que o secretário disse. Com base em suas declarações é que faço a cobrança”, destaca a deputada, afirmando que é preciso estar vigilante quanto aos prazos fixados pelo governo tucano.
Prandi lembra que, em maio do ano passado, o secretário Arce revelou, a uma revista de circulação nacional, a pretensão de lançar o edital da obra até dezembro daquele ano. “Entendemos que empreendimento deste porte requer estudos aprimorados, mas não podemos tolerar embromação. Já temos o exemplo do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista, que os tucanos prometem há uma década, sem tirá-lo do papel. A cada eleição, um factóide é lançado em relação ao VLT”, desabafa Prandi.
A parlamentar cobrou o governo do Estado, por meio de Requerimento de Informação protocolado na Assembleia Legislativa, na segunda-feira (3/5). No documento, a parlamentar pergunta, também, se está mantido o prazo de 30 meses para execução da obra e o orçamento já divulgado de R$ 700 milhões, necessários para a construção da ponte e obras complementares para adequação do fluxo de veículos.

Privatizações

Privatizações
Memórias do Saqueio: como o patrimônio construído com o trabalho e os impostos do povo paulista foi vendido
 
Copyright Transparência São Paulo - segurança, educação, saúde, trânsito e transporte, servidores © 2010 - All right reserved - Using Blueceria Blogspot Theme
Best viewed with Mozilla, IE, Google Chrome and Opera.