do R7
15/04/2010
CEU na zona leste de SP tem rachaduras e água escorrendo sobre lousas; elevador está quebrado.
Crianças perdem aulas em dias de chuva forte, dizem mães de estudantes
Foto por Arquivo pessoal
Veja a galeria de fotos do CEU São MateusProfessora deixa de usar lousa por causa de goteira no CEU São Mateus, na zona leste de São Paulo
Rachaduras e infiltrações causam goteiras nas paredes e encharcam as lousas das salas. A água também invade o ginásio e o teatro. O elevador, quebrado, obriga os cadeirantes a serem levados pelas escadas.
Essas e outras condições precárias são vividas pelos alunos do CEU São Mateus, na zona leste de São Paulo, pelo menos desde 2006, relatam mães de alunos e funcionários ouvidos peloR7.
Nos dias de chuva forte, as aulas são suspensas, segundo mães de alunos. Quando não são dispensados, eles são levados para a sala de vídeo, onde ficam até o término do horário escolar.
Em muitas salas, as lousas ficam inutilizadas devido à água que escorre. Uma das mães, Regiane Maria da Silva, disse que seu filho deixava de ter aulas com o problema.
- Quando chovia, jorrava na lousa. As crianças iam para a sala de vídeo e ficavam dormindo.
Conselheira do CEU São Mateus, Cláudia Alves afirma que os problemas “se arrastam desde 2006”, e que, apesar das constantes reuniões, nada é feito de concreto.
- Estamos cansados de fazer reunião e não dar resultado. A DRE [Diretoria Regional de Ensino] diz que não tem dinheiro e o problema vai agravando. Chegaram a fazer um serviço no fim do ano, mas foi só para tapear, as goteiras continuam.
Outra mãe de aluno, Josefa Francisca, afirma que algumas mães tentaram se organizar e chamar a atenção da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo e da imprensa anteriormente, mas não tiveram sucesso.
- A gente tirou fotos, mandamos e-mails, mas ninguém nos ajudou. Além disso, a maioria precisa trabalhar e não tinha tempo de fazer alguma coisa.
Um funcionário do CEU São Mateus, que não quis se identificar, relatou que o piso do ginásio também foi reformado recentemente, devido a um problema causado pelas goteiras do teto, que continuam até hoje. Para ele, o “descaso da prefeitura” é intencional.
- Como este CEU foi feito pela Marta [Suplicy, ex-prefeita de São Paulo], a administração atual deixa de lado, meio que “de propósito”.
Elevador
Outro problema grave no CEU São Mateus é o elevador, que não funciona há meses, de acordo com mães e alunos. Para chegar às salas de aula, que ficam no primeiro andar, os deficientes físicos são carregados pela escada. Uma estudante, cadeirante, deixou de estudar por conta desse problema, afirma Cláudia.
- Ela se sentia constrangida por ter que pedir ajuda às pessoas todos os dias.
A reportagem do R7 visitou o local e constatou rachaduras nos muros e paredes externas, ferrugem nas armações de metal e janelas quebradas. A diretoria do CEU São Mateus impediu a reportagem de entrar em suas instalações.
Outro lado
Em nota da assessoria de imprensa, a secretaria de Educação admitiu que há a necessidade de obras de manutenção no CEU São Mateus, e que elas estão na fase de elaboração de orçamento. O órgão também alega que foram realizados serviços de manutenção no telhado dos blocos afetados no fim do ano passado.
A secretaria negou que os alunos tenham sido dispensados e, quando isso ocorre, “as aulas são respostas, como determina a lei”.
extraído de: http://noticias.r7.com/vestibular-e-concursos/noticias/ceu-na-zona-leste-de-sp-tem-rachaduras-e-agua-escorrendo-sobre-lousas-elevador-esta-quebrado-20100415.html
Notícias Relacionadas:
Marta Suplicy chora na porta do CEU por não poder entrar (22/08/2008)
quinta-feira, 15 de abril de 2010
CEU, FEITO POR MARTA, É ABANDONADO POR KASSAB
/ On : quinta-feira, abril 15, 2010 - Contribua com o Transparência São Paulo; envie seu artigo ou sugestão para o email: transparenciasaopaulo@gmail.com
CEU, FEITO POR MARTA, É ABANDONADO POR KASSAB
2010-04-15T09:15:00-07:00
Transparência São Paulo
educação|
Assinar:
Postar comentários (Atom)