(do Transparência SP)
Caso 1: Deputados petistas apresentam representação no Ministério Público Estadual em fevereiro de 2010 pedindo investigações sobre a falta de limpeza do rio Tietê e as enchentes ocorridas no início daquele ano. Matérias da imprensa revelam que o rio Tietê não foi limpo por quase três anos, principalmente na gestão Serra. O então governador foi candidato a presidente em 2010.
Resultado 1: O MPE age burocraticamente, deixando de atender as solicitações feitas na representação pelos deputados petistas, anexando-a a outro processo de menor abrangência.
Caso 2: Diversos contratos de fornecimento de merenda, realizados com dezenas de governo municipais de vários partidos são denunciados por superfaturamento, desvios e outras irregularidades.
O governo tucano da cidade paulista de Jandira enfrenta forte crise política, com diversas denúncias de corrupção, culminando no assassinato do prefeito.
Resultado 2: O MPE resolve iniciar sua ação em relação ao caso das merendas superfaturadas na cidade de Jandira, atingindo o ex-prefeito petista.