Rodape News
segunda-feira, 12 de agosto de 2013
NO BRASIL, QUEM SÃO OS CORRUPTOS - POLÍTICOS E AGENTES PÚBLICOS - QUE RECEBERAM PROPINAS DA ALSTOM, SIEMENS E DEMAIS EMPRESAS DO CARTEL METROFERROVIÁRIO?
PROTESTO NESTA QUARTA-FEIRA, 14/08, CONTRA BANDALHEIRA DO GOVERNO ALCKMIN, LEVA MPL E POPULAÇÃO ÀS RUAS DE SÃO PAULO
O Globo (via Clipping do Planejamento)
Fraudes no Metrô e CPTM levam MPL para as ruas
Protesto, marcado para quarta-feira, preocupa cúpula do governo paulista
As denúncias de formação de cartel em licitações do transporte público de São Paulo devem agitar as ruas com mais força nesta semana, o que tem causado dor de cabeça ao governo paulista. O Movimento do Passe Livre (MPL), que esteve à frente das manifestações de junho pela redução da tarifa de ônibus, voltará a protestar na capital paulista na quarta-feira. Desta vez, contra as supostas fraudes denunciadas por funcionários da empresa Siemens.
Desde o início do mês, denúncias sobre o envolvimento de governos do PSDB paulista com empresas privadas na manipulação de licitações públicas para a execução de projetos do metrô e de trens metropolitanos vêm sendo divulgadas pela imprensa. O caso ganhou mais repercussão também porque está sendo investigado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia ligada ao Ministério da Justiça
Sindicato do Metroviários
Assembleia aprova participação dos metroviáriosno ato de 14/8
O Ato está marcado para a luta contra a corrupção e por um transporte público, estatal e de qualidade.
A concentração será no Vale do Anhangabaú, a partir das 15h. Depois seguirá até à Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
NA EUROPA, ALSTOM E SIEMENS ASSUMEM CULPA E RECEBEM ALTAS MULTAS
[Não existe denúncia anônima; direção atual da empresa e ex-diretores da empresa assumiram as fraudes praticadas há anos em varias partes do mundo, incluindo o Brasil, junto às autoridades europeias. Ocorre que em algumas situações, a imobilidade dos Ministérios Públicos Federal e Estadual de SP e do Tribunal de Contas do Estado é impeditiva de suas apurações, como disse em artigo o jornalista Janio de Freitas, citando o caso do Metrô de Campinas]
Estadão - 12/08/2013
‘Política da propina’ pagou R$ 3 bilhões, apontam inquéritos
MP DIZ QUE INDÍCIOS DE FRAUDES EM LICITAÇÕES E CONTRATOS DO METRÔ E CPTM ESTÃO CONFIRMADOS
Valor
Ministério Público confirma indícios de fraude no metrô de São Paulo
SÃO PAULO - O Ministério Público (MP) de São Paulo confirmou nesta sexta-feira que existem “fortes indícios de formação de cartel e fraude em licitações do Metrô e da CPTM”. Em entrevista coletiva, o promotor responsável pelo caso, Marcelo Mendroni, informou que foi aberto ontem um processo investigativo para apurar possíveis práticas anticoncorrenciais, tendo como base informações enviadas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade)
VÍDEO: "SEM PARTICIPAÇÃO DO GOVERNO NÃO HÁ NEGOCIATA", AFIRMA JANIO DE FREITAS
Folha
Vídeo: Janio de Freitas analisa como as fraudes do metrô poderiam ser evitadas
O colunista Janio de Freitas comenta como os fraudes no transporte público poderiam ser evitados, e analisa que se houvesse uma fixação dos preços no projeto, não haveria capital excedente.
No dia 2 de agosto a Siemens revelou documentos as autoridades brasileiras que afirmam o aval do governo paulistano à formação de um cartel para a linha 5 do metro de São Paulo.
JORNAL VALOR ECONÔMICO COBRA PSDB SOBRE FRAUDES NO METRÔ E CPTM
Valor - 12/08/2013 (Via CP)
Editorial - PSDB deve explicações sobre cartel do metrô
Pouco ainda se sabe das investigações sobre formação de cartel nas licitações do metrô paulista. Mas o pouco até agora conhecido não deixa muita dúvida sobre o envolvimento de pessoas ligadas ao PSDB em licitações realizadas nos últimos 20 anos e disputadas por integrantes de uma confraria multinacional de grifes como Siemens, Alstom e Bombardier, entre várias outras.
As primeiras pontas do escândalo surgiram em 2008, quando a multinacional alemã Siemens descobriu que executivos da empresa teriam se envolvido na formação de um cartel de multinacionais responsáveis por obras e venda de equipamentos para os metrôs de São Paulo e de Brasília. Mais de uma dezena de empresas estaria envolvida no esquema, lesivo aos cofres públicos.
Em maio deste ano a Siemens fez um acordo com o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) pelo qual forneceria informações sobre o cartel em troca de isenção do pagamento de eventual multa que lhe fosse aplicada por integrar o acordo de empresas.
ENCRUZILHADA: MÍDIA VAI ALIVIAR OU NÃO PARA O PSDB? QUE BLINDAGEM?
CartaMaior
Mídia e metrô tucano: como servir a Deus sem trair o Diabo?
Nunca a sorte política do PSDB – seus caciques e derivados— dependeu tanto da indulgência da mídia conservadora como agora.
E nunca como agora esse centurião de todas as horas esteve tão frágil para ajudá-los.
A sobrevivência mesmo esfarrapada do PSDB depende dramaticamente da decisão em torno da qual orbitam há dias os proprietários, editorialistas, colunistas, pauteiros e mancheteiros do dispositivo midiático conservador.
Aliviar ou não para um PSDB mergulhado até o nariz no conluio com oligopólios e corrupção no caso das licitações para compra de vagões do metrô, em São Paulo?
ALÉM DO ACESSO AO MATERIAL DO CADE, A PROCURADORIA DO MPF EM SP PODE OBTER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE OS EVENTUAIS ENCAMINHAMENTOS DADOS PELO PROCURADOR DA REPÚBLICA EM SP, RODRIGO DE GRANDIS, RESPONSÁVEL PELAS APURAÇÕES DAS FRAUDES DESDE 2008
Folha - 12/08/2013
Procuradoria vai à Justiça contra o Cade para acessar material de empresas em licitação
O Ministério Público Federal em São Paulo foi à Justiça para pedir acesso ao material recolhido pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) nos escritórios das empresas suspeitas de participar do cartel que teria atuado em licitações de trens no Estado entre 1998 e 2008.
Para a procuradora da República em São Paulo Karen Kahn, a resistência do Cade a ceder cópias dos documentos configura uma "obstrução" ao trabalho de investigação do Ministério Público
MAIS MARACUTAIA: ALSTOM NÃO ENTREGA SERVIÇO CONTRATADO EM SP
Valor - 12/08/2013
Alstom atrasa contrato com Metrô de SP
Cinco anos depois de assinar um contrato de R$ 780 milhões com o governo de São Paulo para a modernização de três linhas do Metrô, a fabricante francesa Alstom - suspeita de irregularidades em licitações - não entregou o serviço combinado. O prazo original venceu em 2011 e, atualmente, o contrato está em processo de negociação de aditivos.
Conforme apurou o Valor, a empresa já recebeu quase R$ 490 milhões em pagamentos do governo do Estado para a execução do serviço. O sistema contratado foi o Communication-based train control (CBTC), que proporciona redução da distância entre trens e maior frequência de embarque de passageiros. Se instalado, poderia reduzir o intervalo entre trens em 58%, contribuindo para a vazão dos usuários e para a redução da superlotação nas horas de pico