Editorial TSP Educação Eleições Contas Públicas Imprensa Política Precatórios Privatizações Saneamento Saúde Segurança Pública Servidores Transporte
Agora São Paulo Assembléia Permanente Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Vi o Mundo
Canal no You Tube
Agora São Paulo Assembléia Permanente BBC Brasil Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Reuters Brasil Vi o Mundo

sábado, 15 de janeiro de 2011

População protesta contra projeto da Nova Luz

OBSERVE COMO A FOLHA NOVAMENTE PRODUZ UM TÍTULO COM O OBJETIVO DE DENEGRIR TODA E QUALQUER MANIFESTAÇÃO NÃO ALINHADA AO GOVERNO PAULISTA; O TÍTULO PROCURA APRESENTAR A IDÉIA DE QUE A MANIFESTAÇÃO IMPEDIU A AUDIÊNCIA, ISTO É, A DEMOCRACIA, SENDO ASSIM A MANIFESTAÇÃO ALGO ERRADO E REPROVÁVEL. AO CONTRÁRIO, A AUDIÊNCIA PRÓ-FORME QUE SERIA REALIZADA FOI TRANSFORMADA PELA GRANDE PARTICIPAÇÃO POPULAR. COMO A OPINIÃO DOS PARTICIPANTES SERIA CONTRA A POSIÇÃO DO GOVERNO, A AUDIÊNCIA FOI CANCELADA.

14/01/2011 - 20h12

Após manifestação, audiência pública sobre projeto Nova Luz é cancelada em SP


ANDRÉ MONTEIRO
DE SÃO PAULO 


Após protesto que contou com passeata e fechamento de lojas na região da rua Santa Ifigênia (centro de São Paulo), o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Miguel Bucalem, cancelou na noite desta sexta-feira a audiência pública de apresentação do projeto preliminar de revitalização da região, chamado Nova Luz.


Lojistas do entorno abaixaram as portas e se reuniram por volta das 15h, para protestar contra o projeto, que prevê a demolição de 30% da área conhecida como cracolândia. Os trabalhadores temem ficar desempregados. Acompanhados de carro de som, apitos e nariz de palhaço, eles seguiram em passeata até a Fatec, na avenida Tiradentes, onde ocorreria a audiência pública.

"O objetivo do protesto é mostrar que aqui não é cracolândia. Aqui tem trabalhadores e uma história de mais de 200 anos", afirmou Paulo Garcia, presidente da ACSI (Associação dos Comerciantes da Santa Ifigênia).

Segundo a Polícia Militar, cerca de 1.100 pessoas participaram do início da passeata. Já na Fatec, os manifestantes reivindicavam entrar no auditório para acompanhar a audiência.

Com capacidade para 350 pessoas, o local ficou lotado e muitas pessoas aguardavam do lado de fora. Alertado pela PM sobre a impossibilidade de garantir a segurança se mais pessoas participassem, o secretário decidiu cancelar a audiência.

"Foi motivo de segurança. Despertou interesse muito grande. A gente não podia arriscar a fazer. Vamos remarcar o quanto antes e tentar fazer em um lugar maior", afirmou Bucalem.

O secretário afirma que o andamento do projeto não será prejudicado. "É normal, faz parte do processo democrático. Veio mais gente, aí não pôde fazer [a audiência]."

Os trabalhadores, no entanto, comemoraram. "A gente queria ser ouvido. Eles queriam fazer um projeto desse sem consultar ninguém e perceberam nossa força. Agora vamos participar [da próxima audiência] e queremos ouvir. Somos comerciantes. Primeiro nos oferecem alguma coisa, aí avaliamos se vale a pena. Mas tudo tem que ser feito às portas abertas", afirmou o vice-presidente da ACSI, Luiz Cláudio Vieira.


Carlos Cecconello/Folhapress
Manifestantes protestam contra projeto Nova Luz na região central de São Paulo
Manifestantes protestam contra projeto Nova Luz na região central de São Paulo

Video mostra violência da PM contra manifestação em SP

VEJA O TÍTULO DA REPORTAGEM DA FOLHA. O JORNAL UTILIZA A PALAVRA "AÇÃO" COM O OBJETIVO DE SUAVIZAR A VIOLÊNCIA PRATICADA PELA PM; TAMBÉM USA O TERMO "CONTER" QUANDO A MANIFESTAÇÃO CLARAMENTE NÃO POSSUI O OBJETIVO DE ENFRENTAR A POLÍCIA MILITAR. 

ESTA É A DEMOCRACIA PAULISTA: A DEMOCRACIA DA BALA DE BORRACHA.


15/01/2011 - 03h00

Vídeo mostra ação da PM para conter manifestação em SP

AFONSO BENITES

ESTÊVÃO BERTONI
DE SÃO PAULO 



Imagens divulgadas na internet mostram um policial militar atirando balas de borracha contra manifestantes a menos de cinco metros de distância durante protesto contra o reajuste da tarifa de ônibus em SP. A passagem foi de R$ 2,70 para R$ 3 no dia 5.

A manifestação foi na região central às 19h de anteontem. No vídeo, o PM se aproxima do grupo que está gritando palavras de ordem na calçada e dispara.
Segundo manifestantes, 31 pessoas foram detidas. Três fizeram um boletim de ocorrência alegando ter sido agredidas por PMs.

Ontem, a PM disse que usou bombas de gás lacrimogêneo e atirou balas de borracha porque o grupo interditou a avenida Ipiranga, atacou policiais, quebrou estabelecimentos e derrubou uma guarita da corporação.

Conforme a PM, um dos manifestantes desobedeceu a ordem de não invadir a rua "e incitou participantes próximos, havendo revolta generalizada contra os policiais". Por isso, a PM usou "força e técnicas não letais".

Nas imagens, divulgadas pelo YouTube, o que se vê são jovens gritando sobre uma calçada, sem bloquear o trânsito nem impedir a passagem de pedestres.

Um dos atingidos por uma bala de borracha foi um repórter da Folha que fazia a cobertura jornalística do ato.

A PM não diz o nome do policial que atira nem se ele será investigado. Eventuais excessos serão investigados e punidos, "se for o caso", disse a corporação.

Veja, abaixo, imagens divulgadas no Youtube

Privatizações

Privatizações
Memórias do Saqueio: como o patrimônio construído com o trabalho e os impostos do povo paulista foi vendido
 
Copyright Transparência São Paulo - segurança, educação, saúde, trânsito e transporte, servidores © 2010 - All right reserved - Using Blueceria Blogspot Theme
Best viewed with Mozilla, IE, Google Chrome and Opera.