Dois policiais civis foram afastados de seus cargos após uma denúncia de extorsão feita pelo sobrinho do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto. O caso aconteceu no final de 2010, quando uma chopeira da distribuidora dele foi apreendida em Diadema, no ABC Paulista, porque não tinha documentos que comprovavam a sua origem.
Os policiais faziam uma busca por uma máquina que havia sido roubada. O sobrinho do secretário foi convocado para prestar esclarecimentos à polícia e fez uma denúncia contra os policiais de que eles teriam pedido R$ 10.000 para que a máquina fosse liberada.
Em depoimento a corregedoria, Ferreira Pinto contou que recebeu um telefonema do sobrinho para pedir ajuda e diz ter determinado que os policiais fossem afastados das funções.
Os policiais vão responder pelo crime de corrupção. A chopeira do sobrinho foi liberada sem que Denis apresentasse a documentação da máquina.
Por meio de nota, a secretaria informou que “da mesma forma que a SSP orienta o cidadão, o secretário orientou o sobrinho a denunciar o caso à Corregedoria Geral da Polícia Civil. Não há privilégio nisso. Ele determinou que o órgão investigasse o fato e que o policial fosse afastado administrativamente enquanto durasse a apuração”.
--------
Uma chopeira foi a causa de todas as denúncias. O secretário Antônio Ferreira Pinto teria beneficiado o sobrinho, dono de um bar, depois que o material foi apreendido por policiais civis. Entenda o caso.
quinta-feira, 3 de março de 2011
Secretário de Segurança de SP, Antônio Ferreira Pinto, se envolve em escândalo
/ On : quinta-feira, março 03, 2011 - Contribua com o Transparência São Paulo; envie seu artigo ou sugestão para o email: transparenciasaopaulo@gmail.com
Comentários (5)

Classificar por: Data Classificação Última Atividade
Carregando comentários...
Postar um novo comentário
Comments by IntenseDebate
Responder como Visitante, ou login:
VoltarConectado como (Sair)
Não mostrado publicamente.
Postando anonimamente.
Secretário de Segurança de SP, Antônio Ferreira Pinto, se envolve em escândalo
2011-03-03T03:31:00-08:00
Transparência São Paulo
corregedoria|polícia civil|segurança pública|
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Angela Max · 734 semanas atrás
Após tantos escandalos, mandos e desmandos "no mínimo esquisitos" por parte da SSP-SP e corregedoria, não entendo como manter no cargo um secretário que, segundo a imprensa, agiu de forma suspeita em benefício de um familiar (num dos casos).
Ele deveria ser afastado, ou pedir afastamento até a apuração do caso. E se os policiais forem inocentes???. É o que parece diante dos fatos mostrados.
Não sou policial, não sou da imprensa, MAS SOU ELEITORA E, SE ESTIVER VIVA E NA PLENITUDE DE MINHAS FACULDADES MENTAIS, PELO MENOS NO MEU HABITAT NÃO PERMITIREI QUE ESSES E OUTROS FATOS SEJAM ESQUECIDOS NA PRÓXIMA ELEIÇÃO.
À Imprensa eu rogo que continue firme no propósito de esclarecer a população. Continuo ACREDITANDO INCONDICIONALMENTE no Ministério Público de São Paulo, apesar...............amanhã há de ser outro dia!!!
Daniela · 733 semanas atrás
deveria colocar seu cargo a dispocisão, até quando o governo de são paulo vai continuar lambendo as babas do serra? Esse secretario era do serra isso não vai dar certo no governo do Alkimim, Alkimim tem outros ideiais e não combina com essa herança do serra aff
silvio santos · 733 semanas atrás
alexandre · 724 semanas atrás
Causídico · 704 semanas atrás
Só no Brasil mesmo .
Insuflam movimento para a saída de Secretário só porque o mesmo orientou sobrinho sobre como proceder e afastou policiais corruptos.
Ele deveria falar o que? Não sobrinho, procure um padre, um psicólogo.
Parabéns Secretário, até porque, vemos que sua postura enérgica é para todos e não para alguns.