(do Agora SP, por Adriana Ferraz)
Eleitos há cinco meses, os novos deputados estaduais tomam posse oficialmente amanhã. A maioria apenas atualizará o mandato, já que somente 34 das 94 cadeiras serão ocupadas por "caras novas" na menor renovação desde 1950. A nova configuração mantém o domínio tucano: a situação tem 66 representantes e a oposição, 28.
Os números mostram que o governador Geraldo Alckmin (PSDB) não deve enfrentar dificuldades para aprovar seus projetos, entre eles, a nova prioridade legislativa: a extensão da inspeção veicular para as regiões metropolitanas do Estado. O cenário é praticamente o mesmo do que foi encontrado pelo seu colega de partido e antecessor José Serra. A diferença é que, na legislatura que se encerra hoje, a oposição conta com cinco nomes a menos.
A proposta, enviada à Assembleia ainda no final de 2009, é defendida por deputados da situação e da oposição como "emergencial". O próximo líder do PSDB na Casa, deputado Orlando Morando, diz que o "texto está pronto para ser votado e tem apoio" para ser aprovado.