Órgão diz que não é a primeira vez que muros desabam e colocam casas em risco no local
Do R7
A Defesa Civil de Jandira, na Grande São Paulo, interditou oito casas depois que um muro de arrimo desabou e abriu uma cratera no bairro Ouro Verde, na madrugada desta sexta-feira (10). De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Nilson Marcos de Castro, o buraco tem aproximadamente dois metros de profundidade, 30 metros de comprimento e seis de largura.
Pelo menos 30 pessoas estão fora de casa por causa da ameaça de desabamento. Segundo Castro, essa não é a primeira vez que ocorre uma situação do tipo.
- Todo o local já é área de risco que monitoramos há um ano e meio. Deve ser a terceira vez que isso acontece.
Castro afirmou que no bairro Ouro Verde está sendo construído um polo industrial e por isso foi feito um corte irregular na vegetação. Além disso, o asfalto está molhado e em movimento. Ele explicou que tudo indica que a explicação para a instabilidade do asfalto seja uma infiltração de uma adutora da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo), que está rompida.
- É uma situação que requer o trabalho de profissionais, para fazer uma obra de contenção de uma vez por todas.
Nesta sexta-feira, será feita uma reunião com peritos do Instituto Geológico para ver a situação do asfalto e das encostas. Além disso, nesta sexta também será definida para onde as famílias desabrigadas irão.
Assista ao vídeo: