(do Transparência SP) As eleições em SP ainda estão absolutamente indefinidas. Os dados acima, coletados do próprio Datafolha (pesquisa do dia 8 e 9 de setembro), foram pouco debatidos pelos jornalões e TV´s, mas já dá para entender o porquê da sonegação desta informação.
A 20 dias das eleições, a candidatura de Alckmin, que possui 49% na pesquisa estimulada, só conseguiu "amarrar" de fato 26% dos eleitores - pouco mais da metade (53%) -, sendo que este percentual caiu ainda dois pontos em relação à ultima pesquisa do próprio Datafolha.
Já a candidatura de Mercadante, que tem 23% na pesquisa estimulada, conta com 15% na espontânea, consolidando cerca de 65% dos seus eleitores.
Mais ainda, considerando os percentuais de votação espontânea em Alckmin (26%) e Serra (1%) de um lado e os percentuais de votação espontânea em Mercadante (15%), Russomano (3%), Skaf (2%), Candidato do PT (1%) e Outros (3%), a diferença que pode levar a eleição para um segundo turno cai para apenas 3%. Ressaltando ainda que 44% não sabem em quem votar de forma espontânea, podemos detectar o alto nível de indecisão que paira sobre a eleição estadual.
Com este quadro, factóides devem aparecer quase que obrigatoriamente. Senão para ajudar Serra, para dar um empurrãozinho em Alckmin.
A conferir.