do Brasíia Confidencial
10/05/2010
O diretório paulista do PSDB produziu uma cartilha, formada por cem perguntas e respostas, para orientar seus candidatos e militantes a defenderem as privatizações realizadas durante o governo Fernando Henrique e, no plano estadual, intensificadas durante o Governo Serra.
A cartilha compara privatizações e concessões feitas no Governo Lula e no governo estadual de Serra. E chama a atenção dos tucanos sobre a necessidade de “defender veementemente o programa paulista” de concessões rodoviárias, embora reconheça que as concessões feitas pelo governo federal “apresentaram um modelo de outorga que resultou em tarifas bem inferiores às que são praticadas nas concessões paulistas”.
O processo de concessões rodoviárias desenvolvido pelos sucessivos governos tucanos de São Paulo quintuplicou o número de praças de pedágio no estado. Em 1997, havia 40 praças – todas sob gestão estatal. Agora são 225 – e todas sob concessão privada. Só o Governo Serra autorizou, em três anos, a operação de 82 novas praças de pedágio.