Editorial TSP Educação Eleições Contas Públicas Imprensa Política Precatórios Privatizações Saneamento Saúde Segurança Pública Servidores Transporte
Agora São Paulo Assembléia Permanente Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Vi o Mundo
Canal no You Tube
Agora São Paulo Assembléia Permanente BBC Brasil Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Reuters Brasil Vi o Mundo

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Em greve, funcionários da Sabesp denunciam acidentes e terceirização de serviços

/ On : quarta-feira, maio 26, 2010 - Contribua com o Transparência São Paulo; envie seu artigo ou sugestão para o email: transparenciasaopaulo@gmail.com
Em greve há 2 dias, os funcionários da Sabesp realizaram Ato Público e foram recebidos na Comissão de Relações do Trabalho da Assembleia, nesta quarta-feira (26/05). Diversos deputados petistas e o presidente da Comissão, Alex Manente, ouviram o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo ( Sintaema), René Vicente dos Santos, que denunciou que ocorreram oito acidentes com vítimas fatais em obras da Sabesp no Estado de São Paulo, em 2010.

O acidente mais recente ocorreu ontem na Aclimação, na zona sul da capital, em uma obra de manutenção realizada por uma empreiteira contratada pela empresa. Cinco operários ficaram feridos; um deles, em estado grave, está internado em UTI, segundo o presidente do sindicato da categoria.

“A Sabesp gastou R$ 100 milhões em propaganda, mas os funcionários não têm sequer um Plano de Cargos e Salários adequado, os mais antigos estão sendo substituídos por gerentes terceirizados. Os serviços essenciais da Companhia foram repassados para empresas privadas e os acidentes não param de acontecer”, denunciou René Vicente.

O presidente do Sintaema informou ainda que os funcionários da Cetesb também estão em campanha salarial, em defesa da contratação de mão de obra e da estabilidade do quadro funcional. Amanhã, eles realizarão assembleia.

O deputado José Zico Prado, que acompanhou as recentes assembleias da categoria, disse, ainda na abertura dos trabalhos de plenário desta quarta-feira, que “os funcionários que fazem a leitura de consumo são de empresas contratadas e até os que trabalham na abertura de valetas, por exemplo, também não são mais contratados da Sabesp.”.

“Não basta ser contra a privatização. Temos que ser contra a terceirização dos serviços. Os tucanos não gostam dos trabalhadores; por isso, entregam tudo para terceiros”, protestou Zico.

“A Sabesp que ninguém vê”

O deputado Marcos Martins destacou o sucateamento e a falta de manutenção da rede de água e esgoto dos municípios atendidos pela Sabesp. “A Sabesp usa tubulação com amianto azul, que é o mais cancerígeno e mais difícil de consertar”, criticou.

Para o deputado Adriano Diogo, o sucateamento é reflexo da política de privatização do PSDB. “A Sabesp tem potencial para se tornar uma grande estatal, mas enfrenta o descaso tucano”, disse.

Um dos exemplos do descaso do Governo na gestão da Companhia foi apontado pelo deputado Enio Tatto. “A Represa de Guarapiranga está coberta por uma espuma de algas. É lixo e o maior poluente é a própria Sabesp, que é vítima da política tucana de desqualificar os trabalhadores, enxugar a máquina e terceirizar os serviços”, disse Tatto.

As más condições de trabalho e o sucateamento da Sabesp e de outros serviços públicos contrastam com o recorde de arrecadação do Governo do Estado de São Paulo. “O Estado de São Paulo arrecadou R$ 2,7 bilhões a mais nos quatro primeiros meses de 2010, mas o Governo continua pagando mal os seus trabalhadores”, disse Roberto Felício.

O deputado Hamilton Pereira denunciou o investimento em propaganda institucional. “O Governo gastou 400% a mais do que nos anos anteriores com propagandas da Sabesp e de outras estatais. Enquanto isso, o reajuste do funcionalismo, que deveria ser automático por causa da data-base em 1º de março, não vem”, disse Hamilton.

O presidente do Sindicato dos Metroviários, Flávio Montesinos Godoi, participou da reunião da Comissão de Relações de Trabalho e anunciou que a categoria realiza uma assembleia amanhã, em protesto contra as más condições de trabalho, falta de funcionários e terceirização.

A Comissão vai encaminhar a pauta de reivindicações dos funcionários da Sabesp e da Cetesb às direções das duas estatais e também à Secretaria da Casa Civil. No final da reunião, a categoria realizou assembleia e optou pela continuidade da greve.

Comentários (6)

Carregando... Logando...
  • Logado como
Quando sera que o Serra e os tucanos vao parar de sugar dos trabalhadores todos os seus direitos ,que sera que e preciso para eliminar o psdb do governo de sao paulo,,,tem que haver luta sempre ,,para provar a dignidade do trabalhador que estudou trabalha duro para ser um funcionario publico,,e agora querem tirar esse direito dando 95 % de estabilidade.
Na Região Metropolitana Oeste as ligações de água podem demorar até 3 meses para serem executadas, religação de água até 2 meses, supressão por imóvel vago, há casos do cliente pedir a religação, sem a supressão ter sido executada, é um descaso absoluto o que está acontecendo com a Sabesp, os terceiros estão mandando mais que os gerentes, e a ordem é calar a boca.
Há terceirização até no atendimento ao público e no serviço telefônico, pessoas despreparadas atendem no Poupatempo Osasco e Ganha Tempo Barueri, tem clientes voltando 5 vezes no atendimento porque é mal informada pelo 195 e voltam a ser mal informadas no atendimento pessoal. Mais de 2 mil trabalhores foram demitidos e muito poucos contratados pela empresa, em contraposição, estagiários e terceirizados, são contratado à baciadas, com salários indignos e sem os mesmos benefícios oferecidos pela Sabesp a seus funcionários. Em 2008 um rapaz de 25 anos, contratado de terceirizada perdeu o braço direito em Osasco quando passava o tatuzinho para fazer uma ligação, mas ninguém fala no assunto, é o silêncio que inpera na imprensa quando se trata de mostrar a verdade da administração tucana.
A SABESP não liga para a GREVE. O presidente foi para NY e deixou a todos abismados. Como um presidente de uma companhia deixa a empresa parada e vai viajar como se estive tudo as mil maravilhas? A imprensa está comprada pelas propagandas da SABESP e se nega a cobrir a greve. Pela primeira vez, penso que é melhor reduzirmos o abastecimento para que possamos ser ouvidos.
Vão Trabalhar seus vagabundos, pois eu preciso dar dinheiro para a campanha do SERRA!
A radio Jovem Pan não para de anunciar:Sabesp a vida tratada com respeito!!! A globo anuncia que a Sabesp é uma Empresa de soluções ambientais! (Que mentira,muita propaganda e os clientes sem o atendimento que merece)
Candidato Mercadante com certeza o Sr irá ganhar esta eleição e iremos abolir o PSDB do estado de São Paulo e aí sim veremos uma Sabesp sem precisar fazer propaganda,veremos uma Sabesp que realmente se preocupará com a população e dar um tchau para os acionistas.
" População de São Paulo voces estão sendo engada a muito tempo por estes Governadores do PSDB,vamos dar um basta neles,vamos mudar o Estado de São Paulo!!!

Postar um novo comentário

Comments by

Privatizações

Privatizações
Memórias do Saqueio: como o patrimônio construído com o trabalho e os impostos do povo paulista foi vendido
 
Copyright Transparência São Paulo - segurança, educação, saúde, trânsito e transporte, servidores © 2010 - All right reserved - Using Blueceria Blogspot Theme
Best viewed with Mozilla, IE, Google Chrome and Opera.