Manancial em risco
As falhas que o Rodoanel apresenta pela pressa do ex-governador, José Serra, em inaugurar o trecho sul da obra não param de aparecer. Primeiro foi a falta de sinalização, depois a questão do pavimento que não passou nos testes de resistência e rugosidade e, agora, o problema da sujeira produzida pelos veículos (como resíduos de pneus e do escapamento) que atinge a represa Billings, porque não foram concluídas as tubulações de emergência para captação destes resíduos.
O trecho sul do Rodoanel foi inaugurado sem que pelo menos quatro pontes sobre braços da represa Billings tivessem concluídas as tubulações - dutos de metal que para captar sujeira produzida pelos veículos e para evitar, no caso de tombamento de caminhões com cargas perigosas, que esses produtos atinjam o manancial.
Na ponte 108, por exemplo, os drenos onde as tubulações se encaixam se encontravam abertos e não havia sequer uma peça instalada para testes.
As áreas sem equipamentos de segurança começam na altura do km 78, onde muitos caminhões-tanque circulam em alta velocidade.
*com informações do Agora - 16/4/2010