Editorial TSP Educação Eleições Contas Públicas Imprensa Política Precatórios Privatizações Saneamento Saúde Segurança Pública Servidores Transporte
Agora São Paulo Assembléia Permanente Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Vi o Mundo
Canal no You Tube
Agora São Paulo Assembléia Permanente BBC Brasil Brasília Confidencial Carta Capital Cloaca News Conversa Afiada Cutucando de Leve FBI - Festival de Besteiras na Imprensa Jornal Flit Paralisante NaMaria News Rede Brasil Atual Reuters Brasil Vi o Mundo

quarta-feira, 21 de abril de 2010

A cegueira paulista: como nossos votos não correspondem com o descontentamento com SP?

/ On : quarta-feira, abril 21, 2010 - Contribua com o Transparência São Paulo; envie seu artigo ou sugestão para o email: transparenciasaopaulo@gmail.com
Postando parte do e-mail recebido pelo transparenciasaopaulo@gmail.com


... sou paulista, mas eu já não consigo compreender o que se passa na cabeça do povo paulista:



1) a EDUCAÇÃO do Estado está horrível! As escolas estaduais estão caindo aos pedaços, os professores são mal pagos e trabalham sem vontade alguma; para que eu faça meu filho ir para a faculdade, ou pago um “cursinho” particular, ou pago a faculdade particular. E se eu não tiver dinheiro?

2) a SAÚDE está uma vergonha! Preciso pagar um plano de saúde para ter um atendimento minimamente decente! Quando li sobre São Paulo não aceitar pagar 25% da manutenção das ambulâncias do SAMU (quando o Federal dá a ambulância e ainda paga 50% da manutenção e as prefeituras outros 25%) fiquei revoltado! Como isso acontece sem que ninguém saiba?!

3) a SEGURANÇA PÚBLICA: PCC. Preciso dizer mais alguma coisa?! Preciso dizer que o PCC é filho legítimo do governo PSDB em São Paulo?! Se a (in)segurança pública não tivesse chegado ao nível em que está, não haveria PCC. O PCC nasceu dentro dos presídios de São Paulo, culpa dos NOSSOS governantes que deixaram as cadeias ficarem da forma como ficaram! Alguém se esquece das rebeliões simultâneas, dos ataques aos policiais (e bombeiros também), do toque de recolher imposto pelos bandidos e dos ônibus queimados?? (parece que se esquecem durante as eleições). E a briga de polícia contra polícia em SP? Onde, em que outro lugar no mundo, eu vi cenas como aquelas? Como um governo pode NEGOCIAR COM SEQUESTRADOR (Lindenberg, do “caso Eloá"), NEGOCIAR COM O PCC (veja o filme “Salve Geral”, ou o documentário do Discovery Channel disponível no Youtube “São Paulo Sob Ataque”) e “descer a borracha” em policial e professor? E ainda ser visto como bom administrador, como governante sério e responsável, se candidatando novamente e sendo eleito?!
Vejo as pessoas com medo das ruas, a criminalidade crescendo, vejo lugares em que até para a polícia é difícil entrar, vejo um submundo com “sub-leis”, vejo as pessoas gastando cada vez mais com muros mais altos, portões, cercas eletrificadas, vidros escuros no carro (quem não tem ou nunca pensou em colocar insulfilm para dar mais “segurança” ao carro?!) pagando vigias noturnos, as lojas com segurança particular… até carro blindado a classe média já está começando a comprar (aqueles que podem pagar, claro)… e a segurança vai bem???! E nossos governantes dizem que São Paulo está avançando na segurança pública e nós acreditamos??!
E as vendas de cargos na SSP, aonde foram parar as investigações?

4) no TRANSPORTE, quem gosta de andar de Metrô na linha vermelha 6 horas da tarde?! Quem consegue andar, aliás?! As pessoas não vêem que o Metrô está superlotado, no limite da sua capacidade?! Escuto argumentos de que estão ampliando o Metrô e respondo: mas em que velocidade está ocorrendo esta ampliação?? Porque São Paulo tem 61km (e 55 estações) de Metrô e Santiago (Chile) tem 84km (84 estações), Cidade do México (México) 201km (175), Paris 211km (380) e Madri 283km (293)? E se eu colocar na comparação Nova Iorque e seus 398km de Metrô e 468 estações? Ou Londres e a malha de 415km de Metrô e 270 estações? Até Buenos Aires, cidade com 3 milhões de habitantes (enquanto São Paulo tem mais de 10 milhões) possui um Metrô com 44km e 93 estações (quase o dobro de estações que São Paulo dispõe). Ainda achamos que o Metrô paulista é bom?! Vamos nos contentar porque nos dão “esmolas” (entenda 1/2 dúzia de carros com ar-condicionado). Porque uma cidade tão grande tem um Metrô tão pequeno quando comparamos com outras metrópoles equivalentes?
E a cobrança dos Pedágios?! Pelas minha última conta, paguei 8 pedágios de Ribeirão Preto até São Paulo, algo em torno de 90 reais ida e volta; gasto com pedágios o mesmo valor para abastecer o carro para esta viagem. Disse “última conta” porque faz tempo que não consigo viajar: está muito caro. Engraçado, né?! Eu paguei por estas estradas quando chegou o IPVA lá em casa; porque eu estou pagando DUAS VEZES pela mesma conta? Eu não me recordo de terem diminuído a alíquota do IPVA, alguém se lembra?! Você aceitaria se ao comprar uma blusa, passasse duas vezes o seu cartão de crédito pagando a blusa? “Ah, mas a Bandeirantes é a melhor estrada do Brasil”, é o argumento que ouço; e algum vez, desde que foi construída, a Bandeirantes foi ruim?! A Bandeirantes SEMPRE foi a melhor estrada do país, mesmo quando era pública.
Alguém já sofreu quando precisou ir ao Detran (ou Ciretrans)? Ou melhor, alguém não sofreu?! E os escândalos de venda de habilitações, no que resultaram?

5) e o seu TELEFONE? Disseram que quando fosse privatizada a telefonia fixa, o telefone seria mais barato porque haveria concorrência de várias empresas disputando o mercado; o seu telefone ficou mais barato? (meu não!). Também disseram que o atendimento seria melhor; você se recorda de ter sido mal atendido pela TELESP na época que era público? Você alguma vez ficou HORAS escutando uma musiquinha e uma mensagem pedindo para você aguardar quando ligava para a TELESP? A TELESP era campeã absoluta de reclamações como a Telefonica é?!
O telefone está cada vez mais caro e o atendimento piorou: mentiram para você!

Olha, eu não conheço a Sra. Dilma e o Mercadante. Não posso afirmar com certeza de que eles serão bons governantes (tenho minhas dúvidas, como grande parte dos brasileiros e paulistas, creio)… mas posso afirmar, por tudo que vi nestes últimos 20 anos, que Alckmin e Serra NÃO SÃO BONS GOVERNANTES. E quem não fez mais por São Paulo, não será capaz de fazer pelo Brasil. Por isso declaro que entre minhas dúvidas sobre a Dilma e Mercadante, e a certeza do caos que FHC, Covas, Alckmin e Serra fizeram por aqui, eu voto Dilma e Mercadante sabendo que fiz a escolha certa. Sabendo que, ao menos, através do meu voto São Paulo e o Brasil terão uma chance de serem melhores.

(...)

A. C.




Privatizações

Privatizações
Memórias do Saqueio: como o patrimônio construído com o trabalho e os impostos do povo paulista foi vendido
 
Copyright Transparência São Paulo - segurança, educação, saúde, trânsito e transporte, servidores © 2010 - All right reserved - Using Blueceria Blogspot Theme
Best viewed with Mozilla, IE, Google Chrome and Opera.